PROEJA: um dispositivo da governamentalidade produzindo posições de sujeito
Abstract
Esta tese consiste no estudo de uma parcela do discurso oficial do Programa de
Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de
Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Realizou-se uma Análise do
Discurso, de inspiração foucaultiana, buscando evidenciar como que o discurso
dessa política educacional atua enquanto um dispositivo de governamentalidade,
que instituindo posições de sujeito age sobre as ações dos outros. Nesse processo
de governamento o discurso oficial cria posições de sujeitos para os alunos -
sujeitos a serem salvos -, para os professores – sujeitos salvadores – e para o
Estado – sujeito gestor e provedor. O dispositivo discursivo opera inicialmente
desafiando os diversos sujeitos para que façam a sua parte, para que se percebam
como integrantes de um processo que visa proporcionar o acesso a educação,
enquanto um direito fundamental, até então negado a uma determinada parcela
da sociedade formada por jovens e adultos. Baseado na ideia de fazer os sujeitos
assumirem para si a responsabilidade, os discursos passam a instituir uma
política de verdade sobre a educação e sobre os sujeitos, definindo um campo
discursivo que cria os objetos que descreve, tornando-os parte de uma relação de
saber-poder. Nesta relação aquele que detém o saber também possui o poder
para definir as normas de conduta. Evidencia-se que o discurso oficial funciona
como um dispositivo discursivo que cria modos particulares de ser, de agir, de
viver e de ver o mundo, exercendo uma governamentalidade sobre todos e cada
um. Este governamento define normas para a produção de sujeitos maleáveis e
governáveis para colocarem em ação a política.
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