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dc.creatorPeres, Lúcia Maria Vaz
dc.date.accessioned2020-06-05T22:21:39Z
dc.date.available2020-06-05T22:21:39Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationPERES, Lúcia Maria Vaz. Uma psicologia encarnada na busca de outros modos para pensar e fazer a formação inicial de professores: a autobiografia como projeto (auto)formativo. In: REVISTA @MBIENTEEDUCAÇÃO. Tatuapé-SP, v. 5, n. 2, 2012. p.163-179. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/128>. Acesso em: 04/06/2020.pt_BR
dc.identifier.issn1982-8632
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5715
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo socializar uma prática pedagógica como professora de Fundamentos da Educação, na área da psicologia, no bloco temático Práticas Educativas, no 1º semestre do Curso de Pedagogia da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas/Brasil/RS). Ao longo do meu trabalho como professora formadora de futuros professores, algumas perguntas vêm me acompanhando: Como tocá-los efetivamente? Como sensibilizá-los a tal ponto que possam reverter as “formas” instituídas de ser professor? O que fazer para que os conteúdos da psicologia sejam incorporados? Diante de tais indagações, propus um trabalho metodológico (a partir da reforma curricular de 2000) no sentido de acordar as crianças que foram, para, posteriormente, sensibilizarem- -se com as crianças com quem irão trabalhar. O trabalho tem como referencial teórico principal os estudos autobiográficos preconizados pela pesquisadora Suíça Marie-Christine Josso (2004), sobre as histórias de vida em formação, e a noção de biografização, proposta por Delory-Momberger (2008). A partir dessas autoras, venho buscando uma psicologia viva e encarnada através da qual poderemos nos apropriar de mundos sociais preexistentes e reeditá-los. Os procedimentos são autobiográficos, onde a escrita foi a tônica, tais como: diários, portfólios, técnicas expressivas. Tudo isso, tendo por base a escrita e reescrita da criança que os futuros professores pensam ter sido com vistas à criança que desejam ressignificar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNICIDpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleUma psicologia encarnada na busca de outros modos para pensar e fazer a formação inicial de professores: a autobiografia como projeto (auto)formativo.pt_BR
dc.title.alternativeIncarnated psychology in search of other ways to think about and carry out teacher education: autobiography as a project of (self)development.pt_BR
dc.typearticlept_BR


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