Show simple item record

dc.creatorPeres, Lúcia Maria Vaz
dc.date.accessioned2020-06-05T22:21:51Z
dc.date.available2020-06-05T22:21:51Z
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationPERES, Lúcia Maria Vaz. Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento. In: ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Blumenau, v. 3, n. 2, 2008. p.309-322. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/943>. Acesso em 04/06/2020.pt_BR
dc.identifier.issn1809-0354
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5716
dc.description.abstractEste texto propõe-se a refletir e a problematizar o uso de narrativas como instrumento de ensino e de pesquisa; foi desenvolvido junto às licenciandas do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas, RS. No âmbito do ensino, percebo que as narrativas possibilitam outros aportes, quais sejam escavar as raízes daquilo que vai pulsando na vida de cada um. No âmbito das minhas pesquisas (PERES, 1999, 2002), especialmente no estudo de caráter longitudinal, percebo que o narrar-se é fundamental para os processos formativos (no amplo sentido), movimentando reservatórios e imaginários em direção à construção de saberes de si e de outros; do saber-ser e do saber-fazer, simultaneamente. Com isso penso estar apostando numa prática, tanto no ensino como na pesquisa, que alimenta e cultiva a florescência das imagens no ser; na experiência do vivido, num processo de redescoberta e revelação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFURBpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subject(Auto)formaçãopt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.titleNarrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento.pt_BR
dc.title.alternativeNarratives such as “scraps of images” (self) forming: matrices in motion.pt_BR
dc.typearticlept_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record