Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento.
| dc.creator | Peres, Lúcia Maria Vaz | |
| dc.date.accessioned | 2020-06-05T22:21:51Z | |
| dc.date.available | 2020-06-05T22:21:51Z | |
| dc.date.issued | 2008 | |
| dc.identifier.citation | PERES, Lúcia Maria Vaz. Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento. In: ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Blumenau, v. 3, n. 2, 2008. p.309-322. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/943>. Acesso em 04/06/2020. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 1809-0354 | |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5716 | |
| dc.description.abstract | Este texto propõe-se a refletir e a problematizar o uso de narrativas como instrumento de ensino e de pesquisa; foi desenvolvido junto às licenciandas do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas, RS. No âmbito do ensino, percebo que as narrativas possibilitam outros aportes, quais sejam escavar as raízes daquilo que vai pulsando na vida de cada um. No âmbito das minhas pesquisas (PERES, 1999, 2002), especialmente no estudo de caráter longitudinal, percebo que o narrar-se é fundamental para os processos formativos (no amplo sentido), movimentando reservatórios e imaginários em direção à construção de saberes de si e de outros; do saber-ser e do saber-fazer, simultaneamente. Com isso penso estar apostando numa prática, tanto no ensino como na pesquisa, que alimenta e cultiva a florescência das imagens no ser; na experiência do vivido, num processo de redescoberta e revelação. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | FURB | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Narrativas | pt_BR |
| dc.subject | (Auto)formação | pt_BR |
| dc.subject | Imaginário | pt_BR |
| dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
| dc.title | Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Narratives such as “scraps of images” (self) forming: matrices in motion. | pt_BR |
| dc.type | article | pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
-
Departamento de Fundamentos da Educação: Artigos avaliados por pares [63]
Abrange os arquivos de periódicos da área do Departamento de Fundamentos da Educação.

