Mostrar el registro sencillo del ítem
O simbolismo do batismo capturado em cartas para professores que marcaram: leituras entrecruzadas.
| dc.creator | Peres, Lúcia Maria Vaz | pt_BR |
| dc.creator | Borges, Alexandre da Silva | pt_BR |
| dc.creator | Lindner, Luciana Martins Teixeira | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2020-06-05T22:22:12Z | |
| dc.date.available | 2020-06-05T22:22:12Z | |
| dc.date.issued | 2016-12 | |
| dc.identifier.citation | PERES, Lúcia Maria Vaz, BORGES, Alexandre da Silva, LINDNER, Luciana Martins Teixeira. O simbolismo do batismo capturado em cartas para professores que marcaram: leituras entrecruzadas. In: REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, Salvador, v. 01, n. 03, p. 513-533, set/dez. 2016. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab>. Acesso em: 04/06/2020. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 2525-426X | |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5718 | |
| dc.description.abstract | Este trabalho é fruto do projeto de pesquisa denominado “Escrita de cartas aos professores que marcaram: memórias e imaginários ressonantes como fermentos de (auto)formação?” Visa problematizar as narrativas materializadas nas cartas, solicitadas para estudantes, em formação inicial em Pedagogia. Tendo o cunho epistolar como ferramenta empírica, optou-se pela análise simbólica à luz dos estudos teórico/metodológico do imaginário e dos estudos (auto)biográficos de formação. Ancorados em Josso (2002; 2010), Bachelard (1988; 1993), Durand (1988; 2008; 2012), Chevalier e Gheerbrant (2015) e Eliade (1977; 1992; 2013), a metodologia utilizada nessa investigação teve como base a pesquisa-formação e a mitocrítica, a partir dos referenciais construídos por Josso (2002), Delory-Momberguer (2008) e Durand (2012), respectivamente. Nosso foco foi buscar, nas recordações-referências, a amplificação da noção de professor-batismo, cuja imagem emergiu na simbólica das cartas analisadas. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade do Estado da Bahia | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
| dc.subject | Narrativas epistolares | pt_BR |
| dc.subject | Imaginário | pt_BR |
| dc.subject | Education | pt_BR |
| dc.subject | Initial teacher education | pt_BR |
| dc.subject | Epistolary narratives | pt_BR |
| dc.subject | Imaginary | pt_BR |
| dc.subject | Educación | pt_BR |
| dc.subject | Formación inicial de profesores | pt_BR |
| dc.subject | Narrativas epistolares | pt_BR |
| dc.subject | Imaginario | pt_BR |
| dc.title | O simbolismo do batismo capturado em cartas para professores que marcaram: leituras entrecruzadas. | pt_BR |
| dc.title.alternative | The symbolism of baptism captured by letters written to teachers who made a difference: intercrossed readings. | pt_BR |
| dc.title.alternative | El simbolismo del bautismo capturado en cartas para profesores que dejaron huellas: lecturas entrecruza | pt_BR |
| dc.type | article | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Fundamentos da Educação: Artigos avaliados por pares [63]
Abrange os arquivos de periódicos da área do Departamento de Fundamentos da Educação.

