Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorPeres, Lúcia Maria Vazpt_BR
dc.creatorBorges, Alexandre da Silvapt_BR
dc.creatorLindner, Luciana Martins Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2020-06-05T22:22:12Z
dc.date.available2020-06-05T22:22:12Z
dc.date.issued2016-12
dc.identifier.citationPERES, Lúcia Maria Vaz, BORGES, Alexandre da Silva, LINDNER, Luciana Martins Teixeira. O simbolismo do batismo capturado em cartas para professores que marcaram: leituras entrecruzadas. In: REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, Salvador, v. 01, n. 03, p. 513-533, set/dez. 2016. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab>. Acesso em: 04/06/2020.pt_BR
dc.identifier.issn2525-426X
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5718
dc.description.abstractEste trabalho é fruto do projeto de pesquisa denominado “Escrita de cartas aos professores que marcaram: memórias e imaginários ressonantes como fermentos de (auto)formação?” Visa problematizar as narrativas materializadas nas cartas, solicitadas para estudantes, em formação inicial em Pedagogia. Tendo o cunho epistolar como ferramenta empírica, optou-se pela análise simbólica à luz dos estudos teórico/metodológico do imaginário e dos estudos (auto)biográficos de formação. Ancorados em Josso (2002; 2010), Bachelard (1988; 1993), Durand (1988; 2008; 2012), Chevalier e Gheerbrant (2015) e Eliade (1977; 1992; 2013), a metodologia utilizada nessa investigação teve como base a pesquisa-formação e a mitocrítica, a partir dos referenciais construídos por Josso (2002), Delory-Momberguer (2008) e Durand (2012), respectivamente. Nosso foco foi buscar, nas recordações-referências, a amplificação da noção de professor-batismo, cuja imagem emergiu na simbólica das cartas analisadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado da Bahiapt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectNarrativas epistolarespt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInitial teacher educationpt_BR
dc.subjectEpistolary narrativespt_BR
dc.subjectImaginarypt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectFormación inicial de profesorespt_BR
dc.subjectNarrativas epistolarespt_BR
dc.subjectImaginariopt_BR
dc.titleO simbolismo do batismo capturado em cartas para professores que marcaram: leituras entrecruzadas.pt_BR
dc.title.alternativeThe symbolism of baptism captured by letters written to teachers who made a difference: intercrossed readings.pt_BR
dc.title.alternativeEl simbolismo del bautismo capturado en cartas para profesores que dejaron huellas: lecturas entrecruzapt_BR
dc.typearticlept_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem