dc.creator | Peres, Lúcia Maria Vaz | pt_BR |
dc.creator | Barros, Rose Mary Kerr de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-09T02:15:07Z | |
dc.date.available | 2020-06-09T02:15:07Z | |
dc.date.issued | 2016-12 | |
dc.identifier.citation | PERES, Lúcia Maria Vaz, BARROS, Rose Mary Kerr de. O amor de outono: uma narrativa (auto)formadora em rodas de conversa de professoras. COISAS DO GÊNERO: Revista de estudos feministas em gênero e religião, São Leopoldo, v.2 n. 2, p. 215-228, ago./dez. 2016. Disponível em: <http://est.com.br/periodicos/index.php/genero/article/viewFile/2873/2685>. Acesso em: 08/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-2654 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5744 | |
dc.description.abstract | Este texto refere-se a um ensaio teórico-metodológico sobre o feminino e o amor de
professoras que participaram de um projeto de extensão intitulado “rodas de conversas para
mulheres professoras”. O ensaio deu voz a uma protagonista, que nominamos Outono, cuja
narrativa foi analisada à luz da psicologia analítica de Carl Jung e das histórias de vida e
(auto)formação, de Marie-Christine Josso. O método de análise foi o da amplificação simbólica a
partir de um conto inuíte, chamado Mulher-esqueleto. A questão que instigou a problematizar este
caso era saber como essa vivência na sua relação com o conto foi se tornando uma experiência
formadora. Na narrativa de Outono, ela relatou o reencontro com o “homem de capa preta”, do qual
há muito se afastara. Esta vivência levou-a à uma tomada de consciência libertadora, cuja situação
de mulher professora possibilitou o processo de resgate do feminino no seu sentido simbólico. Em
especial, na busca de felicidade que trouxesse novos sentidos à vida deste feminino que,
secretamente, se mantinha sucateado em prol do trabalho. Percebemos que Outono empreendeu
um caminhar em direção a si mesma, tanto no que se refere à esfera pessoal quanto profissional. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia analítica | pt_BR |
dc.subject | Narrativa (auto)formadora | pt_BR |
dc.subject | Feminino | pt_BR |
dc.subject | Amor | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Analytical psychology | pt_BR |
dc.subject | (Self)developing narrative | pt_BR |
dc.subject | Feminine | pt_BR |
dc.subject | Love | pt_BR |
dc.title | O amor de outono: uma narrativa (auto)formadora em rodas de conversa de professoras. | pt_BR |
dc.title.alternative | Love in autumn: a (self)developing narrative in conversation tables held by teachers. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |