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Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras.
dc.creator | Peres, Lúcia Maria Vaz | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Valeska Maria Fortes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-09T02:21:19Z | |
dc.date.available | 2020-06-09T02:21:19Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | PERES, Lúcia Maria Vaz, OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras. EDUCERE ET EDUCARE, v. 9, n. 17, p.195-203, 2014. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8908> Acesso em: 08/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-4712 | |
dc.identifier.issn | 1809-5208 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5752 | |
dc.description.abstract | Este texto foi composto a quatro mãos, e por muitos pensamentos e afetos de duas pesquisadoras e orientadoras que vêm, de longa data (tempo chronos e kairós) mergulhadas no campo teórico-metodológico do imaginário. Ambas dedicadas aos estudos do imaginário; transitando, contudo, em vertentes diferentes: uma, na vertente social-histórica (Cornelius Castoriadis), a outra, na psicoantropológica (Gilbert Durand). O texto se propõe provocar sentidos diversos através das inscrições produzidas em nossas memórias, advindas de experiências (auto) formadoras na escuta e no olhar do simbólico para a educação, em especial, na formação de professores. Pensar as significações imaginárias é sempre uma aproximação daquilo que é possível perceber registrado no campo social e nas matrizes que constituem o homos simbolicus (CASSIRER, 1994). Nosso desafio, neste exercício de escrita conjunta, é partilhar muitas das discussões e debates que temos feito com nossos grupos coirmãos (GEPIEM e GEPEIS), compartilhando trabalhos de orientação e avaliação de produções acadêmicas no âmbito da Pós-graduação em Educação. Numa palavra, queremos propor uma aproximação entre essas duas vertentes de estudos, em que o imaginário é concebido como inseparável de obras psíquicas ou materializadas, permitindo que a consciência construa o sentido de sua vida e de suas ações. (WUNENBURGER; ARAÚJO, 2006). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIOESTE | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Trajetos formadores | pt_BR |
dc.subject | Imaginary | pt_BR |
dc.subject | Research | pt_BR |
dc.subject | Paths trainers | pt_BR |
dc.title | Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras. | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning and unlearning with our journeys as researchers and advisors. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
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Departamento de Fundamentos da Educação: Artigos avaliados por pares [60]
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