Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorPeres, Lúcia Maria Vazpt_BR
dc.creatorOliveira, Valeska Maria Fortes dept_BR
dc.date.accessioned2020-06-09T02:21:19Z
dc.date.available2020-06-09T02:21:19Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationPERES, Lúcia Maria Vaz, OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras. EDUCERE ET EDUCARE, v. 9, n. 17, p.195-203, 2014. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8908> Acesso em: 08/06/2020.pt_BR
dc.identifier.issn1981-4712
dc.identifier.issn1809-5208
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5752
dc.description.abstractEste texto foi composto a quatro mãos, e por muitos pensamentos e afetos de duas pesquisadoras e orientadoras que vêm, de longa data (tempo chronos e kairós) mergulhadas no campo teórico-metodológico do imaginário. Ambas dedicadas aos estudos do imaginário; transitando, contudo, em vertentes diferentes: uma, na vertente social-histórica (Cornelius Castoriadis), a outra, na psicoantropológica (Gilbert Durand). O texto se propõe provocar sentidos diversos através das inscrições produzidas em nossas memórias, advindas de experiências (auto) formadoras na escuta e no olhar do simbólico para a educação, em especial, na formação de professores. Pensar as significações imaginárias é sempre uma aproximação daquilo que é possível perceber registrado no campo social e nas matrizes que constituem o homos simbolicus (CASSIRER, 1994). Nosso desafio, neste exercício de escrita conjunta, é partilhar muitas das discussões e debates que temos feito com nossos grupos coirmãos (GEPIEM e GEPEIS), compartilhando trabalhos de orientação e avaliação de produções acadêmicas no âmbito da Pós-graduação em Educação. Numa palavra, queremos propor uma aproximação entre essas duas vertentes de estudos, em que o imaginário é concebido como inseparável de obras psíquicas ou materializadas, permitindo que a consciência construa o sentido de sua vida e de suas ações. (WUNENBURGER; ARAÚJO, 2006).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIOESTEpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectTrajetos formadorespt_BR
dc.subjectImaginarypt_BR
dc.subjectResearchpt_BR
dc.subjectPaths trainerspt_BR
dc.titleAprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras.pt_BR
dc.title.alternativeLearning and unlearning with our journeys as researchers and advisors.pt_BR
dc.typearticlept_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem