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Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora.
| dc.creator | Peres, Lúcia Maria Vaz | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2020-06-09T02:25:08Z | |
| dc.date.available | 2020-06-09T02:25:08Z | |
| dc.date.issued | 2009-12 | |
| dc.identifier.citation | PERES, Lúcia Maria Vaz. Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora. REVISTA @MBIENTEEDUCAÇÃO. T v. 2, n. 2, p.115-127, 2009. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/558>. Acesso em: 08/06/2020. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 1982-8632 | |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5758 | |
| dc.description.abstract | Este texto propõe-se a refletir e problematizar a pesquisa que estamos realizando, que tem como foco Histórias de Vida em Formação, e é intitulada “Garimpando imagens, memórias, representações e arquétipos nas trajetórias e (auto)biografias de alunas em formação inicial do Curso de Pedagogia da UFPEL: um estudo longitudinal (2006-2009)”. O objetivo central da referida pesquisa é acompanhar um grupo de sete alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/RS). A metodologia que vem sendo empregada ancora-se em um “olhar para si”, fundamentada em Josso (2004) e no método apresentado por Durand (1988), referente ao “psicologismo metodológico e à metodologia de convergências”. Nesse sentido, construímos uma metodologia de convergências com o intuito de buscar as homologias entre as narrativas autobiográficas, as imagens da infância e as representações atuais. Constatamos que o uso de narrativas como instrumento de ensino e de pesquisa pode anunciar a possibilidade de outros aportes importantes na Formação do Professor, trazendo à luz o que vai pulsando na vida de cada um. No âmbito das pesquisas sob nossa coordenação (PERES, 1999, 2002), especialmente nesse estudo de caráter longitudinal, o narrarse constitui-se como uma ferramenta fundamental para os processos autoformadores. Tal ferramenta vem movimentando reservatórios e imaginários emdireção à construção de saberes de si e de outros; do saber-ser e do saber-fazer, simultaneamente. Com isso, pensamos estar apostando numa prática, tanto no ensino como na pesquisa, que alimenta e cultiva a florescência das imagens no ser; na experiência do vivido, num processo de redescoberta, revelação e reinvenção do que vem sendo, com vistas ao projeto de formação. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | UNICID | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Narrativas autoformadoras | pt_BR |
| dc.subject | Trajetórias | pt_BR |
| dc.subject | Imaginário | pt_BR |
| dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
| dc.subject | Self-formating narratives | pt_BR |
| dc.subject | Life courses | pt_BR |
| dc.subject | Imaginary | pt_BR |
| dc.subject | Initial education | pt_BR |
| dc.title | Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Ponderings on self-formation narratives: images and imaginaries of teacher apprentices. | pt_BR |
| dc.type | article | pt_BR |
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Departamento de Fundamentos da Educação: Artigos avaliados por pares [67]
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