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dc.creatorPeres, Lúcia Maria Vazpt_BR
dc.date.accessioned2020-06-09T02:25:08Z
dc.date.available2020-06-09T02:25:08Z
dc.date.issued2009-12
dc.identifier.citationPERES, Lúcia Maria Vaz. Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora. REVISTA @MBIENTEEDUCAÇÃO. T v. 2, n. 2, p.115-127, 2009. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/558>. Acesso em: 08/06/2020.pt_BR
dc.identifier.issn1982-8632
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5758
dc.description.abstractEste texto propõe-se a refletir e problematizar a pesquisa que estamos realizando, que tem como foco Histórias de Vida em Formação, e é intitulada “Garimpando imagens, memórias, representações e arquétipos nas trajetórias e (auto)biografias de alunas em formação inicial do Curso de Pedagogia da UFPEL: um estudo longitudinal (2006-2009)”. O objetivo central da referida pesquisa é acompanhar um grupo de sete alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/RS). A metodologia que vem sendo empregada ancora-se em um “olhar para si”, fundamentada em Josso (2004) e no método apresentado por Durand (1988), referente ao “psicologismo metodológico e à metodologia de convergências”. Nesse sentido, construímos uma metodologia de convergências com o intuito de buscar as homologias entre as narrativas autobiográficas, as imagens da infância e as representações atuais. Constatamos que o uso de narrativas como instrumento de ensino e de pesquisa pode anunciar a possibilidade de outros aportes importantes na Formação do Professor, trazendo à luz o que vai pulsando na vida de cada um. No âmbito das pesquisas sob nossa coordenação (PERES, 1999, 2002), especialmente nesse estudo de caráter longitudinal, o narrarse constitui-se como uma ferramenta fundamental para os processos autoformadores. Tal ferramenta vem movimentando reservatórios e imaginários emdireção à construção de saberes de si e de outros; do saber-ser e do saber-fazer, simultaneamente. Com isso, pensamos estar apostando numa prática, tanto no ensino como na pesquisa, que alimenta e cultiva a florescência das imagens no ser; na experiência do vivido, num processo de redescoberta, revelação e reinvenção do que vem sendo, com vistas ao projeto de formação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNICIDpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectNarrativas autoformadoraspt_BR
dc.subjectTrajetóriaspt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectSelf-formating narrativespt_BR
dc.subjectLife coursespt_BR
dc.subjectImaginarypt_BR
dc.subjectInitial educationpt_BR
dc.titleAlguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora.pt_BR
dc.title.alternativePonderings on self-formation narratives: images and imaginaries of teacher apprentices.pt_BR
dc.typearticlept_BR


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