dc.description.abstract | Este texto propõe-se a refletir e problematizar a pesquisa que estamos realizando, que tem como foco Histórias de Vida em Formação, e é intitulada “Garimpando imagens, memórias, representações e arquétipos nas trajetórias e (auto)biografias de alunas em formação inicial do Curso de Pedagogia da UFPEL: um estudo longitudinal (2006-2009)”. O objetivo central da referida pesquisa é acompanhar um grupo de sete alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/RS). A metodologia que vem sendo empregada ancora-se em um “olhar para si”, fundamentada em Josso (2004) e no método apresentado por Durand (1988), referente ao “psicologismo metodológico e à metodologia de convergências”. Nesse sentido, construímos uma metodologia de convergências com o intuito de buscar as homologias entre as narrativas autobiográficas, as imagens da infância e as representações atuais. Constatamos que o uso de narrativas como instrumento de ensino e de pesquisa pode anunciar a possibilidade de outros aportes importantes na Formação do Professor, trazendo à luz o que vai pulsando na vida de cada um. No âmbito das pesquisas sob nossa coordenação (PERES, 1999, 2002), especialmente nesse estudo de caráter longitudinal, o narrarse constitui-se como uma ferramenta fundamental para os processos autoformadores. Tal ferramenta vem movimentando reservatórios e imaginários emdireção à construção de saberes de si e de outros; do saber-ser e do saber-fazer, simultaneamente. Com isso, pensamos estar apostando numa prática, tanto no ensino como na pesquisa, que alimenta e cultiva a florescência das imagens no ser; na experiência do vivido, num processo de redescoberta, revelação e reinvenção do que vem sendo, com vistas ao projeto de formação. | pt_BR |