dc.creator | Eggert, Edla | pt_BR |
dc.creator | Peres, Lúcia Maria Vaz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-09T02:36:30Z | |
dc.date.available | 2020-06-09T02:36:30Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.identifier.citation | EGGERT, Edla, PERES, Lúcia Maria Vaz. Conversando com Josso: encontros autoformadores. CADERNOS DE EDUCAÇÃO (UFPel), Pelotas, n.30, p.15-24, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1754>. Acesso em: 08/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-079X | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5764 | |
dc.description.abstract | Este artigo é fruto de uma entrevista com a pesquisadora suíça Marie Christine Josso, tendo como mote principal o encontro dela com grupos de pesquisa no Rio Grande do Sul, especialmente os da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Esta entrevista permitiu que pudéssemos, por meio de uma conversa, refletir sobre a proposta da pesquisa-formação nas diferentes universidades por onde Josso mantem interlocução. Pode-se dizer, a partir desta entrevista, que esta abordagem exige constantemente um pensar a si mesmo em processo individual e coletivo. A cadência de ouvir o outro, escrever de si, ler o outro, interpretar a si e ao outro, conduz para uma responsabilidade processual que inaugura pensar a pedagogia em seu mais profundo compromisso de produzir conhecimento. A história de vida, a narrativa, vai aparecendo não somente como uma descrição, mas como um pensamento analítico no campo pedagógico. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | História de vida | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-formação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Life story | pt_BR |
dc.subject | Narrative | pt_BR |
dc.subject | Education-research | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Conversando com Josso: encontros autoformadores. | pt_BR |
dc.title.alternative | Talking to Josso: self-educating meetings. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |