Mostrar el registro sencillo del ítem
Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco.
dc.creator | Cenci, Adriane | |
dc.creator | Vilas Bôas, Daniela | |
dc.creator | Damiani, Magda Floriana | |
dc.date.accessioned | 2020-06-09T22:52:54Z | |
dc.date.available | 2020-06-09T22:52:54Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | CENCI, Adriane, VILAS BÔAS, Daniela, DAMIANI, Magda Floriana. Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco. AVANCES EN PSICOLOGIA LATINOAMERICANA, v. 38, n.1, p.118-134, 2020. Disponível em: <https://revistas.urosario.edu.co/index.php/apl/article/view/7323>. Acesso em: 08/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2145-4515 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5769 | |
dc.description.abstract | O artigo examina uma intervenção formativa, realizada em uma escola, com um grupo de professores que estreava na inclusão de alunos com deficiência em suas turmas e estava apresentando dificuldades. A intervenção buscou ampliar a compreensão sobre inclusão e, consequentemente, a mudança das práticas em relação aos alunos incluídos. Foram realizadas 10 sessões, de março a dezembro de 2014, planejadas a partir da proposta de aprendizagem expansiva, definida por Engeström. A análise foi organizada com base nas ações do ciclo de aprendizagem expansiva: questionamento, análise, modelagem da nova solução, exame do novo modelo, implementação do novo modelo, reflexão sobre o processo e consolidação da nova prática. Foram desenvolvidas, durante a intervenção, três ações capazes de produzir a aprendizagem expansiva: protocolo de organização da inclusão na escola, agenda para os alunos incluídos e estabelecimento de trabalho coordenado entre professores da sala regular e da sala de recursos. Ao final da intervenção, constatou-se que nenhuma das três consolidou-se. Concluiu-se que, para haver transformação, seria necessário desenvolvimento de agency, de engajamento dos sujeitos no processo de mudança, o que não aconteceu. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidad del Rosario | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem expansiva | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Intervenção formativa | pt_BR |
dc.subject | School inclusion | pt_BR |
dc.subject | Expansive learning | pt_BR |
dc.subject | Teachers’ training | pt_BR |
dc.subject | Formative intervention | pt_BR |
dc.subject | Inclusión escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizaje expansivo | pt_BR |
dc.subject | Formación de profesores | pt_BR |
dc.subject | Intervención formativa | pt_BR |
dc.title | Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco. | pt_BR |
dc.title.alternative | Análisis de aprendizaje expansivo en intervención formativa: la inclusión de alumnos con discapacidad en los últimos años de la enseñanza primaria en cuestión. | pt_BR |
dc.title.alternative | The Analysis of Expansive Learning in a Formative Intervention: The Inclusion of Students with Disabilities in the Final Years of a Primary School. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.7323 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Fundamentos da Educação: Artigos avaliados por pares [60]
Abrange os arquivos de periódicos da área do Departamento de Fundamentos da Educação.