Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCenci, Adriane
dc.creatorVilas Bôas, Daniela
dc.creatorDamiani, Magda Floriana
dc.date.accessioned2020-06-09T22:52:54Z
dc.date.available2020-06-09T22:52:54Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationCENCI, Adriane, VILAS BÔAS, Daniela, DAMIANI, Magda Floriana. Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco. AVANCES EN PSICOLOGIA LATINOAMERICANA, v. 38, n.1, p.118-134, 2020. Disponível em: <https://revistas.urosario.edu.co/index.php/apl/article/view/7323>. Acesso em: 08/06/2020.pt_BR
dc.identifier.issn2145-4515
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5769
dc.description.abstractO artigo examina uma intervenção formativa, realizada em uma escola, com um grupo de professores que estreava na inclusão de alunos com deficiência em suas turmas e estava apresentando dificuldades. A intervenção buscou ampliar a compreensão sobre inclusão e, consequentemente, a mudança das práticas em relação aos alunos incluídos. Foram realizadas 10 sessões, de março a dezembro de 2014, planejadas a partir da proposta de aprendizagem expansiva, definida por Engeström. A análise foi organizada com base nas ações do ciclo de aprendizagem expansiva: questionamento, análise, modelagem da nova solução, exame do novo modelo, implementação do novo modelo, reflexão sobre o processo e consolidação da nova prática. Foram desenvolvidas, durante a intervenção, três ações capazes de produzir a aprendizagem expansiva: protocolo de organização da inclusão na escola, agenda para os alunos incluídos e estabelecimento de trabalho coordenado entre professores da sala regular e da sala de recursos. Ao final da intervenção, constatou-se que nenhuma das três consolidou-se. Concluiu-se que, para haver transformação, seria necessário desenvolvimento de agency, de engajamento dos sujeitos no processo de mudança, o que não aconteceu.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidad del Rosariopt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagem expansivapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectIntervenção formativapt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectExpansive learningpt_BR
dc.subjectTeachers’ trainingpt_BR
dc.subjectFormative interventionpt_BR
dc.subjectInclusión escolarpt_BR
dc.subjectAprendizaje expansivopt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectIntervención formativapt_BR
dc.titleAnálise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco.pt_BR
dc.title.alternativeAnálisis de aprendizaje expansivo en intervención formativa: la inclusión de alumnos con discapacidad en los últimos años de la enseñanza primaria en cuestión.pt_BR
dc.title.alternativeThe Analysis of Expansive Learning in a Formative Intervention: The Inclusion of Students with Disabilities in the Final Years of a Primary School.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.7323


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem