Show simple item record

dc.creatorCenci, Adriane
dc.creatorDamiani, Magda Floriana
dc.date.accessioned2020-06-10T04:25:54Z
dc.date.available2020-06-10T04:25:54Z
dc.date.issued2018-12
dc.identifier.citationCENCI, Adriane, DAMIANI, Magda Floriana. Desenvolvimento da Teoria Histórico-Cultural da Atividade em três gerações: Vygotsky, Leontiev e Engeström. ROTEIRO, Joaçaba, v. 43, n. 3, p. 919-948, set./dez. 2018. Disponível em: <https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16594>. Acesso em: 09/06/2020.pt_BR
dc.identifier.issn2177-6059
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5786
dc.description.abstractA Teoria Histórico-Cultural da Atividade é uma teoria viva, que vem sendo desenvolvida desde os anos 1920 e 1930, a qual busca entender a formação do humano na atividade social. A Teoria vem se transformando pari passu com as mudanças nos contextos culturais das investigações teóricas e práticas que a utilizam, apresentando, assim, mudanças e continuidade das ideias ao longo de seu desenvolvimento. Nesse sentido, alguns estudiosos definem três gerações da Teoria, cada uma representada por um expoente na área da pesquisa: a primeira por Vygotsky (fundador), a segunda por Leontiev e a terceira por Engeström. O objetivo neste artigo é apresentar as propostas teóricas dos três autores, delineando as relações entre elas e oferecendo um panorama da Teoria Histórico-Cultural da Atividade. O conceito de atividade, que em Vygotsky aparece como atividade mediada (mediada por signos e ferramentas), em Leontiev aparece como atividade coletiva, base da consciência humana, e em Engeström aparece como sistema de atividade em transformação. A produção e a expansão da Teoria podem ser entendidas como atividades históricas e coletivas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Oeste de Santa Catarinapt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectVygotskypt_BR
dc.subjectLeontievpt_BR
dc.subjectEngeströmpt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Cultural da Atividadept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCultural-Historical Activity Theorypt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectTeoría Histórico-Cultural de la Actividadpt_BR
dc.titleDesenvolvimento da Teoria Histórico-Cultural da Atividade em três gerações: Vygotsky, Leontiev e Engeström.pt_BR
dc.title.alternativeThe development of Cultural-Historical Activity Theory in three generations: Vygotsky, Leontiev and Engeström.pt_BR
dc.title.alternativeDesarrollo de la Teoría Histórico-Cultural de la actividad en tres generaciones: Vygotsky, Leontiev y Engeström.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18593/r.v43i3.16594


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record