| dc.creator | Cenci, Adriane | |
| dc.creator | Damiani, Magda Floriana | |
| dc.date.accessioned | 2020-06-10T04:25:54Z | |
| dc.date.available | 2020-06-10T04:25:54Z | |
| dc.date.issued | 2018-12 | |
| dc.identifier.citation | CENCI, Adriane, DAMIANI, Magda Floriana. Desenvolvimento da Teoria Histórico-Cultural da Atividade em três gerações: Vygotsky, Leontiev e Engeström. ROTEIRO, Joaçaba, v. 43, n. 3, p. 919-948, set./dez. 2018. Disponível em: <https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16594>. Acesso em: 09/06/2020. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 2177-6059 | |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5786 | |
| dc.description.abstract | A Teoria Histórico-Cultural da Atividade é uma teoria viva, que vem sendo desenvolvida desde os anos 1920 e 1930, a qual busca entender a formação do humano na atividade social. A Teoria vem se transformando pari passu com as mudanças nos contextos culturais das investigações teóricas e práticas que a utilizam, apresentando, assim, mudanças e continuidade das ideias ao longo de seu desenvolvimento. Nesse sentido, alguns estudiosos definem três gerações da Teoria, cada uma representada por um expoente na área da pesquisa: a primeira por Vygotsky (fundador), a segunda por Leontiev e a terceira por Engeström. O objetivo neste artigo é apresentar as propostas teóricas dos três autores, delineando as relações entre elas e oferecendo um panorama da Teoria Histórico-Cultural da Atividade. O conceito de atividade, que em Vygotsky aparece como atividade mediada (mediada por signos e ferramentas), em Leontiev aparece como atividade coletiva, base da consciência humana, e em Engeström aparece como sistema de atividade em transformação. A produção e a expansão da Teoria podem ser entendidas como atividades históricas e coletivas. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade do Oeste de Santa Catarina | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Vygotsky | pt_BR |
| dc.subject | Leontiev | pt_BR |
| dc.subject | Engeström | pt_BR |
| dc.subject | Teoria Histórico-Cultural da Atividade | pt_BR |
| dc.subject | Education | pt_BR |
| dc.subject | Cultural-Historical Activity Theory | pt_BR |
| dc.subject | Educación | pt_BR |
| dc.subject | Teoría Histórico-Cultural de la Actividad | pt_BR |
| dc.title | Desenvolvimento da Teoria Histórico-Cultural da Atividade em três gerações: Vygotsky, Leontiev e Engeström. | pt_BR |
| dc.title.alternative | The development of Cultural-Historical Activity Theory in three generations: Vygotsky, Leontiev and Engeström. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Desarrollo de la Teoría Histórico-Cultural de la actividad en tres generaciones: Vygotsky, Leontiev y Engeström. | pt_BR |
| dc.type | article | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18593/r.v43i3.16594 | |