dc.creator | Silva Junior, Bento Selau da | |
dc.creator | Damiani, Magda Floriana | |
dc.date.accessioned | 2020-06-11T03:30:50Z | |
dc.date.available | 2020-06-11T03:30:50Z | |
dc.date.issued | 2016-12 | |
dc.identifier.citation | SELAU, Bento, DAMIANI, Magda Floriana. A conclusão da educação superior por cegos e a psicologia de Vygotski: a ponta do iceberg. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 34, n. 3, p. 861-879, set./dez. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n3p861>. Acesso em: 10/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-795X | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5805 | |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva apresentar os fatores relacionados à conclusão da educação superior, por parte de um grupo de estudantes cegos, a partir de seus próprios pontos de vista. Realizaram-se estudos de casos com nove sujeitos, sendo os dados coletados por meio de entrevistas narrativas e análise documental e submetidos a um processo de análise textual discursiva. O referencial que embasou a pesquisa foi o da Psicologia Histórico-Cultural de Vygotski. Os achados apontam fatores que dificultaram a conclusão do ensino superior – como o processo de seleção, que ignora as necessidades dos cegos; a falta de preparo das instituições para atender os deficientes; os preconceitos de docentes. Ao mesmo tempo, indicam fatores que favoreceram essa conclusão – como o auxílio aos cegos por parte de docentes e familiares, a tomada de consciência sobre a importância da formação universitária para suas vidas futuras gerando vontade para alcançá-la. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFSC | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Cegueira | pt_BR |
dc.subject | Psicologia histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject | Consciência | pt_BR |
dc.title | A conclusão da educação superior por cegos e a psicologia de Vygotski: a ponta do iceberg. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p861 | |