Mostrar el registro sencillo del ítem
O Jogo com Regras Explícitas Influencia o Desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores?.
dc.creator | Pinheiro, Silvia Nara Siqueira | |
dc.creator | Damiani, Magda Floriana | |
dc.creator | Silva Junior, Bento Selau da | |
dc.date.accessioned | 2020-06-11T03:31:06Z | |
dc.date.available | 2020-06-11T03:31:06Z | |
dc.date.issued | 2016-08 | |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Silvia Nara Siqueira, DAMIANI, Magda Floriana, SELAU, Bento. PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, São Paulo, v.20, n. 2, p.255-263., 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pee/v20n2/2175-3539-pee-20-02-00255.pdf>. Acesso em: 10/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-3539 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5806 | |
dc.description.abstract | O trabalho relata uma intervenção que teve como objetivo investigar se o jogo com regras explícitas influencia o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (FPS) e o rendimento escolar de alunos com história de fracasso escolar no ensino fundamental. A intervenção ancorouse na psicologia histórico-cultural. Os alunos participantes foram dois meninos e uma menina do 3º e o 4° ano com idade entre 9 e 11 anos. A intervenção ocorreu por meio dos jogos de memória, cara a cara e damas. Os instrumentos utilizados para avaliar os efeitos da intervenção foram entrevistas semi-estruturadas com a família, professores e alunos, boletim escolar, observação e avaliação assistida dos testes WISC III e TDE junto aos alunos. As análises dos dados orientaram-se pelas modalidades microgenética e temática. Os resultados indicam que a aprendizagem, ocorrida nas intervenções, promoveu o desenvolvimento das FPS refletindo no desempenho escolar dos alunos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | ABRAPEE | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Psicologia histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.subject | School failure | pt_BR |
dc.subject | Historical-cultural psychology | pt_BR |
dc.subject | Juegos | pt_BR |
dc.subject | Fracaso escolar | pt_BR |
dc.subject | Psicología histórico-cultural | pt_BR |
dc.title | O Jogo com Regras Explícitas Influencia o Desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores?. | pt_BR |
dc.title.alternative | Does the game with explicit rules Influence the Development of Higher Psychological Functions?. | pt_BR |
dc.title.alternative | ¿El Juego con Reglas Explícitas Influencia el Desarrollo de las Funciones Psicológicas Superiores?. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Fundamentos da Educação: Artigos avaliados por pares [60]
Abrange os arquivos de periódicos da área do Departamento de Fundamentos da Educação.