Mostrar el registro sencillo del ítem
Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância.
dc.creator | Castro, Rafael Fonseca de | |
dc.creator | Damiani, Magda Floriana | |
dc.creator | Silva Junior, Bento Selau da | |
dc.date.accessioned | 2020-06-11T03:31:22Z | |
dc.date.available | 2020-06-11T03:31:22Z | |
dc.date.issued | 2016-12 | |
dc.identifier.citation | CASTRO, Rafael Fonseca de ; DAMIANI, Magda Floriana, SELAU, Bento. Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS), Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), p.66-75, dez. 2016. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/24259>. Acesso em: 10/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-2582 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5807 | |
dc.description.abstract | Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou investigar a evolução da escrita de acadêmicas de um curso de Pedagogia a distância. Durante o período de sete semestres, foram realizadas quatro intervenções pedagógicas e minucioso acompanhamento das produções textuais das estudantes. Das 42 acadêmicas da turma pesquisada, foram selecionadas três. Os dados para o estudo foram coletados via análise documental – sendo os documentos as produções textuais –, questionário e entrevistas. As análises dessas produções e dos depoimentos das acadêmicas produziram os seguintes achados: recepção positiva às intervenções; despertar da consciência a aspectos fundamentais ao exercício da escrita, como dar-se conta de que se escreve para um interlocutor e sobre a importância da revisão dos textos; melhor organização macroestrutural; uso mais eficaz de recursos de pontuação e; aprimoramento e aumento do repertório de articuladores textuais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | PUCRS | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Intervenção | pt_BR |
dc.subject | Consciência | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Intervention | pt_BR |
dc.subject | Consciousness | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Intervención | pt_BR |
dc.subject | Conciencia | pt_BR |
dc.subject | Escritura | pt_BR |
dc.subject | Pedagogía | pt_BR |
dc.title | Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. | pt_BR |
dc.title.alternative | Consciousness and control: a cultural-historical intervention on e-learning Pedagogy Course students’ writings. | pt_BR |
dc.title.alternative | Conciencia y control: una intervención histórico-cultural en la escritura de académicas de Pedagogía a distancia. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24259 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Fundamentos da Educação: Artigos avaliados por pares [60]
Abrange os arquivos de periódicos da área do Departamento de Fundamentos da Educação.