dc.creator | Damiani, Magda Floriana | |
dc.creator | Bielemann, Renata Moraes | |
dc.creator | Menezes, Ana Maria Baptista | |
dc.creator | Gonçalves, Helen | |
dc.date.accessioned | 2020-06-11T03:31:55Z | |
dc.date.available | 2020-06-11T03:31:55Z | |
dc.date.issued | 2016-03 | |
dc.identifier.citation | DAMIANI, Magda Floriana, BIELEMANN, Renata Moraes, MENEZES, Ana Baptista, GONÇALVES, Helen. Afinal, o uso doméstico do computador está associado à diminuição da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal. ENSAIO. Rio de Janeiro, v. 24, n. 90, p. 59-81, jan./mar. 2016. Disponível em:<https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000100059&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 10/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-4465 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5809 | |
dc.description.abstract | Explora-se a associação entre reprovação escolar e uso doméstico de computador,
entre os 5.249 integrantes do estudo longitudinal “Coorte de Nascimentos de
Pelotas, 1993”, que vem sendo realizado nessa cidade do sul do Brasil (RS). Os
dados foram coletados quando os sujeitos tinham 11, 15 e 18 anos e analisados
por meio dos seguintes testes estatísticos: Qui-quadrado de Pearson (nas análises
brutas) e Regressão de Poisson (nas análises multivariadas, ajustando para sexo,
escolaridade materna e índice de bens). O uso do computador esteve associado à
menor ocorrência de reprovação, em cada uma das idades, quando comparado ao
não uso, tanto nas análises brutas quanto na maior parte das análises multivariadas.
Da mesma forma, o uso do computador em cada uma das idades resultou em
menores taxas de reprovação nas idades posteriores. O estudo longitudinal
permitiu considerar a temporalidade na análise, identificando um possível período
sensível – até os 11 anos – em que o uso desse equipamento esteve associado à
menor reprovação, nessa e nas outras idades analisadas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Cesgranrio | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Uso doméstico de computador | pt_BR |
dc.subject | Reprovação escolar | pt_BR |
dc.subject | Estudo longitudinal | pt_BR |
dc.title | Afinal, o uso doméstico do computador está associado à diminuição da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal. | pt_BR |
dc.title.alternative | After all, is home computer use associated to the decrease of school failure? Outcomes from a longitudinal study. | pt_BR |
dc.title.alternative | Después de todo, ¿el uso doméstico de computadoras está asociado con la disminución del fracaso escolar? Resultados de un estudio longitudinal. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000100003 | |