Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorDamiani, Magda Floriana
dc.creatorBielemann, Renata Moraes
dc.creatorMenezes, Ana Maria Baptista
dc.creatorGonçalves, Helen
dc.date.accessioned2020-06-11T03:31:55Z
dc.date.available2020-06-11T03:31:55Z
dc.date.issued2016-03
dc.identifier.citationDAMIANI, Magda Floriana, BIELEMANN, Renata Moraes, MENEZES, Ana Baptista, GONÇALVES, Helen. Afinal, o uso doméstico do computador está associado à diminuição da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal. ENSAIO. Rio de Janeiro, v. 24, n. 90, p. 59-81, jan./mar. 2016. Disponível em:<https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000100059&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 10/06/2020.pt_BR
dc.identifier.issn1809-4465
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5809
dc.description.abstractExplora-se a associação entre reprovação escolar e uso doméstico de computador, entre os 5.249 integrantes do estudo longitudinal “Coorte de Nascimentos de Pelotas, 1993”, que vem sendo realizado nessa cidade do sul do Brasil (RS). Os dados foram coletados quando os sujeitos tinham 11, 15 e 18 anos e analisados por meio dos seguintes testes estatísticos: Qui-quadrado de Pearson (nas análises brutas) e Regressão de Poisson (nas análises multivariadas, ajustando para sexo, escolaridade materna e índice de bens). O uso do computador esteve associado à menor ocorrência de reprovação, em cada uma das idades, quando comparado ao não uso, tanto nas análises brutas quanto na maior parte das análises multivariadas. Da mesma forma, o uso do computador em cada uma das idades resultou em menores taxas de reprovação nas idades posteriores. O estudo longitudinal permitiu considerar a temporalidade na análise, identificando um possível período sensível – até os 11 anos – em que o uso desse equipamento esteve associado à menor reprovação, nessa e nas outras idades analisadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Cesgranriopt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectUso doméstico de computadorpt_BR
dc.subjectReprovação escolarpt_BR
dc.subjectEstudo longitudinalpt_BR
dc.titleAfinal, o uso doméstico do computador está associado à diminuição da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal.pt_BR
dc.title.alternativeAfter all, is home computer use associated to the decrease of school failure? Outcomes from a longitudinal study.pt_BR
dc.title.alternativeDespués de todo, ¿el uso doméstico de computadoras está asociado con la disminución del fracaso escolar? Resultados de un estudio longitudinal.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/S0104-40362016000100003


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem