dc.creator | Pereira, Marcos Villela | |
dc.creator | Damiani, Magda Floriana | |
dc.date.accessioned | 2020-06-11T03:32:06Z | |
dc.date.available | 2020-06-11T03:32:06Z | |
dc.date.issued | 2015-12 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Marcos Villela, DAMIANI, Magda Floriana. Agruras dos avaliadores: em busca de qualidade na pesquisa em educação. CADERNOS DE PESQUISA,São Paulo, v. 45, n. 158, p. 818-837, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000400818&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 10/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-5314 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5810 | |
dc.description.abstract | O objetivo do ensaio é pautar algumas consequências do produtivismo a que a comunidade acadêmica tem sido compelida, nos últimos anos. Mais particularmente, vamos tecer considerações e fazer ponderações em torno de dois episódios de avaliação de trabalhos científicos no campo da educação. Após delinear breve preâmbulo, procedemos a análise, pontuando ideias e dilemas passíveis de debate. Concluímos ponderando a abertura ao outro como exercício em que experimentamos a nossa própria tomada de posição simetricamente à tomada de posição do outro, como prática de negociação. A pluralidade de ideias é pressuposto fundamental e consideramos avaliador e leitor um par agônico que se pauta por argumentos plausíveis: ambos precisam se reconhecer na legitimidade das suas posições e, por isso, não se trata de avançar na direção do aniquilamento mútuo, mas do reconhecimento de que cada um constitui o outro não como adversário, mas como par, legítimo e razoável. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Carlos Chagas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Produção Técnico-Científica | pt_BR |
dc.subject | Análise crítica | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa educacional | pt_BR |
dc.subject | Agonismo | pt_BR |
dc.title | Agruras dos avaliadores: em busca de qualidade na pesquisa em educação. | pt_BR |
dc.title.alternative | Difficulties of evaluators: searching for quality in educational research. | pt_BR |
dc.title.alternative | Dificultades de los evaluadores: en búsqueda de calidad en la investigación en educación. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/198053143332 | |