Show simple item record

dc.creatorPereira, Marcos Villela
dc.creatorDamiani, Magda Floriana
dc.date.accessioned2020-06-11T03:32:06Z
dc.date.available2020-06-11T03:32:06Z
dc.date.issued2015-12
dc.identifier.citationPEREIRA, Marcos Villela, DAMIANI, Magda Floriana. Agruras dos avaliadores: em busca de qualidade na pesquisa em educação. CADERNOS DE PESQUISA,São Paulo, v. 45, n. 158, p. 818-837, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000400818&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 10/06/2020.pt_BR
dc.identifier.issn1980-5314
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5810
dc.description.abstractO objetivo do ensaio é pautar algumas consequências do produtivismo a que a comunidade acadêmica tem sido compelida, nos últimos anos. Mais particularmente, vamos tecer considerações e fazer ponderações em torno de dois episódios de avaliação de trabalhos científicos no campo da educação. Após delinear breve preâmbulo, procedemos a análise, pontuando ideias e dilemas passíveis de debate. Concluímos ponderando a abertura ao outro como exercício em que experimentamos a nossa própria tomada de posição simetricamente à tomada de posição do outro, como prática de negociação. A pluralidade de ideias é pressuposto fundamental e consideramos avaliador e leitor um par agônico que se pauta por argumentos plausíveis: ambos precisam se reconhecer na legitimidade das suas posições e, por isso, não se trata de avançar na direção do aniquilamento mútuo, mas do reconhecimento de que cada um constitui o outro não como adversário, mas como par, legítimo e razoável.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Carlos Chagaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectProdução Técnico-Científicapt_BR
dc.subjectAnálise críticapt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectAgonismopt_BR
dc.titleAgruras dos avaliadores: em busca de qualidade na pesquisa em educação.pt_BR
dc.title.alternativeDifficulties of evaluators: searching for quality in educational research.pt_BR
dc.title.alternativeDificultades de los evaluadores: en búsqueda de calidad en la investigación en educación.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/198053143332


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record