dc.creator | Cenci, Adriane | |
dc.creator | Damiani, Magda Floriana | |
dc.date.accessioned | 2020-06-12T12:54:35Z | |
dc.date.available | 2020-06-12T12:54:35Z | |
dc.date.issued | 2013-12 | |
dc.identifier.citation | CENCI, A., DAMIANI, M. F. . Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento das pessoas com necessidades educacionais especiais. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM), Santa Maria, v. 26, n. 47, p. 713-726, set./dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/7675>. Acesso em: 11/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-686X | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5815 | |
dc.description.abstract | O trabalho fundamenta-se na teoria histórico-cultural, a partir de Vygotski, e nos
Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares (1998), objetivando
discutir a importância da aprendizagem de conceitos científicos (os conceitos
aprendidos mediante instrução formal/escolar), para o desenvolvimento dos alunos
com necessidades educacionais especiais. Caracteriza-se como um ensaio teórico,
apoiado em pesquisa bibliográfica. O eixo da discussão está na ideia de adaptação/
flexibilização curricular, uma vez que não há inclusão real sem considerar a
individualização do ensino para atender às especificidades dos alunos. A importância
atribuída ao currículo escolar e aos conceitos científicosm, nele visados, assenta-se na
premissa vygotskiana de que aprendizagem promove desenvolvimento – de acordo
com Vygotski, a sistematização e conscientização entram na mente da criança através
do aprendizado dos conceitos científicos. Devido à importância desses conceitos, é
preciso cuidado ao pensar nas adaptações curriculares; sob justificativa de adequar
o ensino e o currículo às especificidades dos alunos que apresentam necessidades
especiais, muitas vezes, se abre mão dos conteúdos formais, pressupondo que não
estariam ao alcance desse aluno, especialmente daquele em que as dificuldades são
mais acentuadas. Concluiu-se que é a aprendizagem – aprendizagem de conceitos
científicos – que alavanca o desenvolvimento cognitivo, então é nesse ponto que a
escolarização deve investir. É imperativo lutar por uma escola inclusiva onde, de fato,
se aprenda – aprenda conteúdos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFSM | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Adaptação curricular | pt_BR |
dc.subject | Conceitos científicos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Curriculum adaptation | pt_BR |
dc.subject | Scientific concepts | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais. | pt_BR |
dc.title.alternative | Curriculum adaptation and the role of scientific concepts on the development of people with special educational needs. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7675 | |