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Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais.
dc.creator | Cenci, Adriane | |
dc.creator | Damiani, Magda Floriana | |
dc.date.accessioned | 2020-06-12T12:54:35Z | |
dc.date.available | 2020-06-12T12:54:35Z | |
dc.date.issued | 2013-12 | |
dc.identifier.citation | CENCI, A., DAMIANI, M. F. . Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento das pessoas com necessidades educacionais especiais. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM), Santa Maria, v. 26, n. 47, p. 713-726, set./dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/7675>. Acesso em: 11/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-686X | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5815 | |
dc.description.abstract | O trabalho fundamenta-se na teoria histórico-cultural, a partir de Vygotski, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares (1998), objetivando discutir a importância da aprendizagem de conceitos científicos (os conceitos aprendidos mediante instrução formal/escolar), para o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais. Caracteriza-se como um ensaio teórico, apoiado em pesquisa bibliográfica. O eixo da discussão está na ideia de adaptação/ flexibilização curricular, uma vez que não há inclusão real sem considerar a individualização do ensino para atender às especificidades dos alunos. A importância atribuída ao currículo escolar e aos conceitos científicosm, nele visados, assenta-se na premissa vygotskiana de que aprendizagem promove desenvolvimento – de acordo com Vygotski, a sistematização e conscientização entram na mente da criança através do aprendizado dos conceitos científicos. Devido à importância desses conceitos, é preciso cuidado ao pensar nas adaptações curriculares; sob justificativa de adequar o ensino e o currículo às especificidades dos alunos que apresentam necessidades especiais, muitas vezes, se abre mão dos conteúdos formais, pressupondo que não estariam ao alcance desse aluno, especialmente daquele em que as dificuldades são mais acentuadas. Concluiu-se que é a aprendizagem – aprendizagem de conceitos científicos – que alavanca o desenvolvimento cognitivo, então é nesse ponto que a escolarização deve investir. É imperativo lutar por uma escola inclusiva onde, de fato, se aprenda – aprenda conteúdos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFSM | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Adaptação curricular | pt_BR |
dc.subject | Conceitos científicos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Curriculum adaptation | pt_BR |
dc.subject | Scientific concepts | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais. | pt_BR |
dc.title.alternative | Curriculum adaptation and the role of scientific concepts on the development of people with special educational needs. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7675 |
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