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dc.creatorCenci, Adriane
dc.creatorDamiani, Magda Floriana
dc.date.accessioned2020-06-12T12:54:35Z
dc.date.available2020-06-12T12:54:35Z
dc.date.issued2013-12
dc.identifier.citationCENCI, A., DAMIANI, M. F. . Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento das pessoas com necessidades educacionais especiais. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM), Santa Maria, v. 26, n. 47, p. 713-726, set./dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/7675>. Acesso em: 11/06/2020.pt_BR
dc.identifier.issn1984-686X
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5815
dc.description.abstractO trabalho fundamenta-se na teoria histórico-cultural, a partir de Vygotski, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares (1998), objetivando discutir a importância da aprendizagem de conceitos científicos (os conceitos aprendidos mediante instrução formal/escolar), para o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais. Caracteriza-se como um ensaio teórico, apoiado em pesquisa bibliográfica. O eixo da discussão está na ideia de adaptação/ flexibilização curricular, uma vez que não há inclusão real sem considerar a individualização do ensino para atender às especificidades dos alunos. A importância atribuída ao currículo escolar e aos conceitos científicosm, nele visados, assenta-se na premissa vygotskiana de que aprendizagem promove desenvolvimento – de acordo com Vygotski, a sistematização e conscientização entram na mente da criança através do aprendizado dos conceitos científicos. Devido à importância desses conceitos, é preciso cuidado ao pensar nas adaptações curriculares; sob justificativa de adequar o ensino e o currículo às especificidades dos alunos que apresentam necessidades especiais, muitas vezes, se abre mão dos conteúdos formais, pressupondo que não estariam ao alcance desse aluno, especialmente daquele em que as dificuldades são mais acentuadas. Concluiu-se que é a aprendizagem – aprendizagem de conceitos científicos – que alavanca o desenvolvimento cognitivo, então é nesse ponto que a escolarização deve investir. É imperativo lutar por uma escola inclusiva onde, de fato, se aprenda – aprenda conteúdos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFSMpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAdaptação curricularpt_BR
dc.subjectConceitos científicospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCurriculum adaptationpt_BR
dc.subjectScientific conceptspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleAdaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais.pt_BR
dc.title.alternativeCurriculum adaptation and the role of scientific concepts on the development of people with special educational needs.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X7675


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