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dc.creatorVieira, Maria de Fátima Alves
dc.creatorMatijasevich Manitto, Alicia
dc.creatorDamiani, Magda Floriana
dc.creatorMadruga, Samanta Winck
dc.creatorNeutzling, Marilda Borges
dc.creatorMenezes, Ana Maria Baptista
dc.creatorAraújo, Cora Luiza Pavin
dc.creatorHallal, Pedro Rodrigues Curi
dc.date.accessioned2020-06-12T12:56:00Z
dc.date.available2020-06-12T12:56:00Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationVIEIRA, Maria de Fátima A. ; MATIJASEVICH, Alicia ; DAMIANI, M. F. ; MADRUGA, Samanta W. ; NEUTZLING, Marilda B. ; MENEZES, A. M. B. ; ARAÚJO, Cora L. ; HALLAL, Pedro C. . Prevalência de retenção escolar e fatores associados em adolescentes da coorte de nascimentos de 1993 em Pelotas, Brasil. REVISTA PANAMERICANA DE SALUD PÚBLICA / PAN AMERICAN JOURNAL OF PUBLIC HEALTH, v. 31, n.4, p. 303-309, 2012. Disponível em: <https://www.scielosp.org/article/rpsp/2012.v31n4/303-309/>. Acesso em:11/06/2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5817
dc.description.abstractObjetivo. Avaliar a ocorrência de retenção escolar até os 11 anos de idade e os fatores associados à retenção. Métodos. Estudo prospectivo, incluindo 4 452 adolescentes da coorte de nascidos em Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, em 1993. A amostra representa 87,5% da coorte original. A retenção escolar foi definida como a repetição de pelo menos uma série escolar até a data da entrevista. As variáveis independentes analisadas foram: sexo, cor da pele, peso ao nascer, índice de bens, idade e escolaridade materna, tipo de escola (privada, estadual ou municipal), idade de ingresso na escola e trabalho. Resultados. A frequência de retenção escolar foi de 36,3%, sendo de 42,8% entre os meninos e 30,0% entre as meninas. Na análise ajustada, quanto menor a escolaridade da mãe, o índice de bens e o peso ao nascer, maior foi o risco de retenção escolar em ambos os sexos. Adolescentes cuja cor da pele era parda/preta, aqueles que frequentavam escolas públicas e aqueles que ingressaram na escola com 7 anos ou mais apresentaram maior risco de retenção escolar. Apenas entre os meninos, o trabalho infantil esteve associado com a ocorrência de retenção. Conclusões. O baixo nível socioeconômico e a baixa escolaridade materna foram os fatores mais fortemente associados com a retenção escolar. Estratégias para a redução desse evento devem levar em consideração características demográficas e socioeconômicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherScielopt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectBaixo rendimento escolarpt_BR
dc.subjectFatores socioeconômicospt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectEstudos de coortespt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titlePrevalência de retenção escolar e fatores associados em adolescentes da coorte de nascimentos de 1993 em Pelotas, Brasil.pt_BR
dc.title.alternativePrevalence of grade retention and associated factors among adolescents from the 1993 Pelotas, Brazil, birth cohort.pt_BR
dc.typearticlept_BR


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