dc.creator | Damiani, Magda Floriana | |
dc.creator | Dumith, Samuel de Carvalho | |
dc.creator | Horta, Bernardo Lessa | |
dc.creator | Gigante, Denise Petrucci | |
dc.date.accessioned | 2020-06-15T17:40:15Z | |
dc.date.available | 2020-06-15T17:40:15Z | |
dc.date.issued | 2011-12 | |
dc.identifier.citation | DAMIANI, M. F., DUMITH, Samuel, HORTA, Bernardo L., GIGANTE, Denise P. Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal. ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. São Paulo, v. 22, n. 50, p. 515-532, set./dez. 2011. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/1968. Acesso em: 12/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-932X | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5849 | |
dc.description.abstract | O trabalho discute a relação entre longevidade escolar (definida como conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Básico - Fundamental + Médio) e freqüência à creche e pré-escola, em uma amostra inicial de 1.076 integrantes de um estudo longitudinal, iniciado na década de 1980. Os sujeitos desse estudo frequentaram a Educação Infantil antes da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, que promoveu a integração dessa etapa educacional ao Ensino Básico. Análises estatísticas indicaram que a freqüência à creche não apresentou associação com a longevidade escolar no Ensino Fundamental ou no Ensino Básico, ao contrário da freqüência à pré-escola. Mesmo controlando o efeito da renda familiar, da escolaridade materna, do sexo e do grupo étnico da criança, os sujeitos que freqüentaram a pré-escola apresentaram 1,88 vezes mais chance de longevidade escolar no Fundamental e 1,66% no Básico, do que aqueles que não frequentaram a Educação Infantil. Embora os dados disponíveis não sejam capazes de explicar as diferenças entre os efeitos da creche e da pré-escola sobre a longevidade escolar, pode-se pensar que tal diferença seja devida à cultura, primordialmente assistencial, que caracterizava as creches/maternais, na cidade, à época em que os sujeitos as frequentaram. Esse caráter contrastava com o das pré-escolas, em que o desenvolvimento de atividades pedagógicas era, provavelmente, mais freqüente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Carlos Chagas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Freqüência escolar | pt_BR |
dc.subject | Estudo longitudinal | pt_BR |
dc.subject | Dados estatísticos | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Student attendance | pt_BR |
dc.subject | Longitudinal studies | pt_BR |
dc.subject | Statistical data | pt_BR |
dc.title | Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.18222/eae225020111968 | |