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dc.creatorDamiani, Magda Floriana
dc.creatorDumith, Samuel de Carvalho
dc.creatorHorta, Bernardo Lessa
dc.creatorGigante, Denise Petrucci
dc.date.accessioned2020-06-15T17:40:15Z
dc.date.available2020-06-15T17:40:15Z
dc.date.issued2011-12
dc.identifier.citationDAMIANI, M. F., DUMITH, Samuel, HORTA, Bernardo L., GIGANTE, Denise P. Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal. ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. São Paulo, v. 22, n. 50, p. 515-532, set./dez. 2011. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/1968. Acesso em: 12/06/2020.pt_BR
dc.identifier.issn1984-932X
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5849
dc.description.abstractO trabalho discute a relação entre longevidade escolar (definida como conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Básico - Fundamental + Médio) e freqüência à creche e pré-escola, em uma amostra inicial de 1.076 integrantes de um estudo longitudinal, iniciado na década de 1980. Os sujeitos desse estudo frequentaram a Educação Infantil antes da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, que promoveu a integração dessa etapa educacional ao Ensino Básico. Análises estatísticas indicaram que a freqüência à creche não apresentou associação com a longevidade escolar no Ensino Fundamental ou no Ensino Básico, ao contrário da freqüência à pré-escola. Mesmo controlando o efeito da renda familiar, da escolaridade materna, do sexo e do grupo étnico da criança, os sujeitos que freqüentaram a pré-escola apresentaram 1,88 vezes mais chance de longevidade escolar no Fundamental e 1,66% no Básico, do que aqueles que não frequentaram a Educação Infantil. Embora os dados disponíveis não sejam capazes de explicar as diferenças entre os efeitos da creche e da pré-escola sobre a longevidade escolar, pode-se pensar que tal diferença seja devida à cultura, primordialmente assistencial, que caracterizava as creches/maternais, na cidade, à época em que os sujeitos as frequentaram. Esse caráter contrastava com o das pré-escolas, em que o desenvolvimento de atividades pedagógicas era, provavelmente, mais freqüente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Carlos Chagaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFreqüência escolarpt_BR
dc.subjectEstudo longitudinalpt_BR
dc.subjectDados estatísticospt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectStudent attendancept_BR
dc.subjectLongitudinal studiespt_BR
dc.subjectStatistical datapt_BR
dc.titleEducação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18222/eae225020111968


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