Mostrar el registro sencillo del ítem
Diagnóstico e análise dos problemas da escrita acadêmica de estudantes de Pedagogia.
dc.creator | Damiani, Magda Floriana | |
dc.creator | Alves, Clarice Vaz Peres | |
dc.creator | Frison, Lourdes Maria Bragagnolo | |
dc.creator | Machado, Rejane Flor | |
dc.date.accessioned | 2020-06-15T17:42:09Z | |
dc.date.available | 2020-06-15T17:42:09Z | |
dc.date.issued | 2011-12 | |
dc.identifier.citation | DAMIANI, M. F.; ALVES, C. V. P. ; FRISON, L. M. B. ; MACHADO, R.F. . Diagnóstico e análise dos problemas da escrita acadêmica de estudantes de Pedagogia. LINGUAGEM & ENSINO, Pelotas, v.14, n.2, p. 455-478, jul./dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15400/0. Acesso em: 12/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-2400 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5851 | |
dc.description.abstract | O artigo apresenta diagnóstico dos problemas de escrita acadêmica em turma de Pedagogia. Respostas curtas a uma pergunta sobre determinado tópico teórico, estudado em uma disciplina, foram submetidas a análises de conteúdo e linguística, revelando que a maioria não a respondeu adequadamente. Os principais problemas linguísticos encontrados foram: pontuação, ausência de paralelismo nas construções frasais e impropriedade vocabular. A apreciação detalhada de duas respostas, escolhidas ao acaso, visando a examinar a lógica de produção da escrita, sugere que as estudantes não refletiram sobre o que escreveram, tanto no que se refere à organização semântica quanto à organização linguística. Elas pareciam não ter claro que escrever é um processo de resolução de problemas, fato que pode ter contribuído para a produção de textos sem a qualidade esperada para futuras profissionais que serão responsáveis pelo ensino da escrita e seu aperfeiçoamento em crianças e adultos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Escrita acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Psicologia da escrita | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.title | Diagnóstico e análise dos problemas da escrita acadêmica de estudantes de Pedagogia. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/RLE.V14I2.15400 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Fundamentos da Educação: Artigos avaliados por pares [60]
Abrange os arquivos de periódicos da área do Departamento de Fundamentos da Educação.