Mostrar registro simples

dc.creatorDamiani, Magda Floriana
dc.creatorAlves, Clarice Vaz Peres
dc.creatorFrison, Lourdes Maria Bragagnolo
dc.creatorMachado, Rejane Flor
dc.date.accessioned2020-06-15T17:42:09Z
dc.date.available2020-06-15T17:42:09Z
dc.date.issued2011-12
dc.identifier.citationDAMIANI, M. F.; ALVES, C. V. P. ; FRISON, L. M. B. ; MACHADO, R.F. . Diagnóstico e análise dos problemas da escrita acadêmica de estudantes de Pedagogia. LINGUAGEM & ENSINO, Pelotas, v.14, n.2, p. 455-478, jul./dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15400/0. Acesso em: 12/06/2020.pt_BR
dc.identifier.issn1983-2400
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5851
dc.description.abstractO artigo apresenta diagnóstico dos problemas de escrita acadêmica em turma de Pedagogia. Respostas curtas a uma pergunta sobre determinado tópico teórico, estudado em uma disciplina, foram submetidas a análises de conteúdo e linguística, revelando que a maioria não a respondeu adequadamente. Os principais problemas linguísticos encontrados foram: pontuação, ausência de paralelismo nas construções frasais e impropriedade vocabular. A apreciação detalhada de duas respostas, escolhidas ao acaso, visando a examinar a lógica de produção da escrita, sugere que as estudantes não refletiram sobre o que escreveram, tanto no que se refere à organização semântica quanto à organização linguística. Elas pareciam não ter claro que escrever é um processo de resolução de problemas, fato que pode ter contribuído para a produção de textos sem a qualidade esperada para futuras profissionais que serão responsáveis pelo ensino da escrita e seu aperfeiçoamento em crianças e adultos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEscrita acadêmicapt_BR
dc.subjectPsicologia da escritapt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.titleDiagnóstico e análise dos problemas da escrita acadêmica de estudantes de Pedagogia.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doiHTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/RLE.V14I2.15400


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples