Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorDamiani, Magda Floriana
dc.date.accessioned2020-06-15T17:43:33Z
dc.date.available2020-06-15T17:43:33Z
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationDAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar, Curitiba, v.24, n. 31, p. 213-230, 2008. disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12795. Acesso em: 12/06/2020.pt_BR
dc.identifier.issn1984-0411
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5853
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo discutir e afirmar a importância do desenvolvimentode atividades colaborativas nas escolas. O texto está baseado emampla revisão de literatura voltada para: a teorização acerca dos processospsicológicos envolvidos nesse tipo de atividades, com base, principalmente,na psicologia sócio-histórica; e a análise dos resultados de diferentes investigaçõesque enfocaram as atividades colaborativas entre professores eestudantes, de maneira a retirar delas algumas conclusões úteis para o trabalhoem Educação. A revisão foi realizada com base em pesquisas publicadas emlivros, artigos de periódicos, teses, dissertações e anais de eventos tradicionaisda área, no Brasil e em outros países. Ela inclui, também, pesquisasdesenvolvidas no âmbito do projeto “Trabalho colaborativo em Educação:desenvolvimento e benefícios”, coordenado pela autora deste texto, que vemse dedicando, nos últimos cinco anos, a estudar a temática. O texto não tema pretensão de constituir-se em um “estado da arte” sobre o trabalho colaborativo,sendo possível, inclusive, que não inclua resultados de investigaçõesconsideradas fundamentais por outros pesquisadores. Devido à extensão daprodução relacionada ao assunto, sua revisão exaustiva seria tarefa infindável.Assim, apresenta dados de estudos considerados metodologicamentesólidos e teoricamente relevantes que foram reunidos com o objetivo deresumir e divulgar, pelo menos em parte, o conhecimento já produzido sobrea importância do trabalho colaborativo na Educação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFPRpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPsicologia sócio-históricapt_BR
dc.subjectCollaborative workpt_BR
dc.subjectTeacher workpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectSocio-historic psychologypt_BR
dc.titleEntendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios.pt_BR
dc.title.alternativeUnderstanding collaborative work in education and revealling its benefits.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/S0104-40602008000100013


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem