Mostrar el registro sencillo del ítem
Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios.
dc.creator | Damiani, Magda Floriana | |
dc.date.accessioned | 2020-06-15T17:43:33Z | |
dc.date.available | 2020-06-15T17:43:33Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.identifier.citation | DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar, Curitiba, v.24, n. 31, p. 213-230, 2008. disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12795. Acesso em: 12/06/2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-0411 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5853 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo discutir e afirmar a importância do desenvolvimentode atividades colaborativas nas escolas. O texto está baseado emampla revisão de literatura voltada para: a teorização acerca dos processospsicológicos envolvidos nesse tipo de atividades, com base, principalmente,na psicologia sócio-histórica; e a análise dos resultados de diferentes investigaçõesque enfocaram as atividades colaborativas entre professores eestudantes, de maneira a retirar delas algumas conclusões úteis para o trabalhoem Educação. A revisão foi realizada com base em pesquisas publicadas emlivros, artigos de periódicos, teses, dissertações e anais de eventos tradicionaisda área, no Brasil e em outros países. Ela inclui, também, pesquisasdesenvolvidas no âmbito do projeto “Trabalho colaborativo em Educação:desenvolvimento e benefícios”, coordenado pela autora deste texto, que vemse dedicando, nos últimos cinco anos, a estudar a temática. O texto não tema pretensão de constituir-se em um “estado da arte” sobre o trabalho colaborativo,sendo possível, inclusive, que não inclua resultados de investigaçõesconsideradas fundamentais por outros pesquisadores. Devido à extensão daprodução relacionada ao assunto, sua revisão exaustiva seria tarefa infindável.Assim, apresenta dados de estudos considerados metodologicamentesólidos e teoricamente relevantes que foram reunidos com o objetivo deresumir e divulgar, pelo menos em parte, o conhecimento já produzido sobrea importância do trabalho colaborativo na Educação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFPR | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Psicologia sócio-histórica | pt_BR |
dc.subject | Collaborative work | pt_BR |
dc.subject | Teacher work | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Socio-historic psychology | pt_BR |
dc.title | Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. | pt_BR |
dc.title.alternative | Understanding collaborative work in education and revealling its benefits. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/S0104-40602008000100013 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Fundamentos da Educação: Artigos avaliados por pares [60]
Abrange os arquivos de periódicos da área do Departamento de Fundamentos da Educação.