Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorDamiani, Magda Floriana
dc.date.accessioned2020-06-15T17:44:07Z
dc.date.available2020-06-15T17:44:07Z
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationDAMIANI, M. F.. Sucesso escolar: desafiando expectativas. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), Blumenau, v. 3, n.1, p. 138-152, 2008. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/805. Acesso em:12/06/2020.pt_BR
dc.identifier.issn1809– 0354
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5855
dc.description.abstractO texto apresenta um estudo que focaliza algumas características pessoais e familiares de 39 jovens adultos, vinculados ao “Estudo Longitudinal dos Nascidos em Pelotas (RS) em 1982”. Tais jovens haviam trilhado trajetórias de sucesso - ausência de reprovação ou evasão durante sua escolarização básica - e estavam estudando em 2004/2005 – época em que o último acompanhamento do estudo foi realizado. O sucesso escolar do dos jovens ocorreu apesar deles apresentarem importantes fatores de risco para fracasso - baixa renda familiar mensal e pertencimento a uma família cujo chefe é um trabalhor manual semi ou não-qualificado – identificados em diferentes investigações tanto no Brasil como em outros países. Do total de 3,930 sujeitos acompanhados no estudo longitudinal, 728 (19%) apresentavam os fatores de risco acima mencionados. O grupo de sujeitos estudados na presente analise corresponde a 1% do total. Embora os resultados obtidos sejam preliminares e não tenham envolvido análises estatísticas (foram analisados qualitativamente), eles indicam que não ter filhos, ter a segurança da casa própria no nascimento, ou não ser negro, por exemplo, pode influir na superação dos efeitos dos fatores de risco para fracasso escolar tradicionalmente identificados. As outras características menos marcantes encontradas foram as seguintes: ser mulher, não trabalhar, ter renda familiar mais alta, ter mãe com escolaridade maior e que tenha parido o estudante com mais de idade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFURBpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSucesso escolarpt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectFatores de riscopt_BR
dc.subjectEstudo longitudinalpt_BR
dc.subjectAcademic successpt_BR
dc.subjectAcademic failurept_BR
dc.subjectRisk factorspt_BR
dc.subjectLongitudinal studypt_BR
dc.titleSucesso escolar: desafiando expectativas.pt_BR
dc.title.alternativeAcademic success: challenging expectations.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n1p138-152


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem