Mostrar registro simples

dc.creatorDamiani, Magda Floriana
dc.creatorGil, Robledo Lima
dc.creatorProtásio, Michelle Reinaldo
dc.date.accessioned2020-06-15T17:44:21Z
dc.date.available2020-06-15T17:44:21Z
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationDAMIANI, Magda Floriana, GIL, Robledo Lima, PROTÁSIO, Michelle Reinaldo. A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica. UNIrevista (UNISINOS), São Leopoldo, v. 1, n.2, p. 1-14, 2006. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/b3b0/31a9a49a6c48f4ecc808a68c0fe4df9bfafd.pdf. Acesso em: 12/06/2020.pt_BR
dc.identifier.issn1809-4651
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5856
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados da avaliação de uma experiência pedagógica, realizada em curso de Pedagogia, em que se utilizou atividades metacognitivas (aquelas nas quais o aprendiz reflete sobre os seus próprios processos de aprender), juntamente com estudos teóricos acerca das teorias da aprendizagem, para desenvolver uma disciplina voltada a essa temática. As estudantes, durante o semestre, mantiveram uma espécie de diário (conhecido como “caderninho”) em que deveriam, após cada aula, escrever suas reflexões sobre os seus próprios processos de aprendizagem. A avaliação da experiência foi realizada a partir de uma análise do conteúdo desses diários, complementada pelos dados fornecidos por um ensaio final - que as estudantes produziram com a finalidade de analisar seus processos de aprendizagem à luz das teorias estudadas - e por uma avaliação final sobre a atividade de metacognição realizada. Os dados sugerem que essa atividade foi bem sucedida em termos de levar as futuras professoras a pensar sobre o seu aprender de maneira que tenham elementos para pensar sobre o aprender de seus alunos, quando estiverem na prática. As atividades metacognitivas relatadas pelas estudantes indicam que elas consideraram principalmente os processos de interação, as discussões grupais, como elementos que potencializaram seus processos de aprendizagem, contrapondo-se à idéia de que, para aprender, basta que se entre em contato com informações, sem necessitar interagir com elas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNISINOSpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica.pt_BR
dc.typearticlept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples