Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para adaptação escolar de crianças pré-escolares com autismo.
Abstract
O objetivo deste estudo foi de analisar se uma intervenção ancorada em estratégias da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) pode facilitar o processo de adaptação escolar de crianças com autismo. Os participantes do estudo foram três crianças com autismo, matriculadas em turmas de pré-escolas do município de Pelotas e suas respectivas professoras. A metodologia empregada no estudo, foi uma pesquisa de caso único, através de um delineamento de bases múltiplas entre participantes, cuja coleta de dados ocorreu em duas fases (A e B). Implementou-se uma intervenção baseada em estratégias da ABA, de acordo com as características de cada aluno e com as atividades de cada turma. Os dados coletados referem-se a três variáveis: tempo de participação nas atividades, tempo fora das atividades em que os alunos permaneceram engajados em comportamentos disruptivos e frequência de interação com os pares e professores. Estas variáveis são possíveis indicativos de que a criança está ou não adaptada à escola. Os resultados apresentam um aumento significativo na participação e interação para todos os participantes, e uma redução na emissão de comportamentos disruptivos, que os mantinham fora das atividades. Entende-se como necessário, estudos futuros que abordem a temática da adaptação escolar e o uso de estratégias comportamentais para facilitar este processo com um número maior de participantes e com acompanhamento mais intensivo.
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