O ensino de frações para crianças em situação de vulnerabilidade
Resumo
Este trabalho buscou responder a questão de pesquisa: Quais as contribuições de jogos digitais aliados ao uso de materiais concretos no ensino e aprendizagem de frações em um grupo de crianças e jovens residentes em uma casa de acolhida? Os sujeitos da pesquisa foram alunas da Educação Básica Municipal residentes em uma Casa de Acolhida em Pelotas, RS. Essa instituição mantida pela Prefeitura Municipal de Pelotas, e administrada pela Secretaria de Assistência Social, abriga
crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, que é caracterizada por fatores que comprovam a perda de vínculos familiares das mesmas. A pesquisa foi de cunho qualitativo, do tipo pesquisa-ação. Foram realizados seis encontros semanais em que as crianças e jovens trabalharam o conteúdo Frações, orientados pela pesquisadora, utilizando um laboratório de Informática da Universidade Federalde Pelotas (UFPel). A pesquisadora elaborou, aplicou e analisou nesses
encontros uma sequência didática na aprendizagem de frações com o uso de jogos desenvolvidos no software Scratch.. Para a coleta de dados foram utilizados entrevistas, observações e registro das atividades em vídeos. A pesquisa identificou as concepções das residentes da casa sobre a Matemática e o conceito de Frações. Os resultados ressaltam as implicações negativas na desestruturação familiar no aprendizado das residentes, bem como a influência dos métodos tradicionais no ensino e aprendizagem da Matemática, apontando para as contribuições das
tecnologias e dos recursos didáticos, como materiais manipuláveis, na direção de uma Educação voltada às Tecnologias.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: