dc.creator | Castro, Francine Lacerda | |
dc.date.accessioned | 2020-10-08T19:51:09Z | |
dc.date.available | 2020-10-08T19:51:09Z | |
dc.date.issued | 2019-02-25 | |
dc.identifier.citation | CASTRO, Francine Lacerda. O ensino de Frações para crianças em situação de vulnerabilidade.2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6563 | |
dc.description.abstract | This work sought to answer the question of research What contributions do the use of Scratch in teaching and learning fractions in a group of children and young people living in a shelter? The subjects of the research were students of the Municipal Basic Education residents in a House of Acolhida in Pelotas, RS. This institution maintained by the Municipal Government of Pelotas and administered by the Department of Social Assistance houses children and young people in situations of social vulnerability, which is characterized by factors that prove the loss of family ties. The research was qualitative, of the research-action type. Six weekly meetings were held in which the children and youngsters worked on the Fractions content guided by the researcher, using a computer science laboratory at the university. The researcher elaborated, applied and analyzed in these meetings a didactic sequence in the learning of fractions with the use of the Scratch software. For the collection of data interviews, observations and recording of the activities in videos were used. The research identified the residents' conceptions of mathematics and the concept of fractions. The results highlight the negative implications of family disintegration on resident learning, as well as the influence of traditional methods in the teaching and learning of Mathematics, pointing to the contributions of technologies and didactic resources, as manipulable materials, in the direction of Technologies. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Jovens em situação de vulnerabilidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de frações | pt_BR |
dc.subject | Jogos no Scratch | pt_BR |
dc.title | O ensino de frações para crianças em situação de vulnerabilidade | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7492258366042349 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4433578915491616 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Sperotto, Rosaria Ilgenfritz | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1436864977165746 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho buscou responder a questão de pesquisa: Quais as contribuições de jogos digitais aliados ao uso de materiais concretos no ensino e aprendizagem de frações em um grupo de crianças e jovens residentes em uma casa de acolhida? Os sujeitos da pesquisa foram alunas da Educação Básica Municipal residentes em uma Casa de Acolhida em Pelotas, RS. Essa instituição mantida pela Prefeitura Municipal de Pelotas, e administrada pela Secretaria de Assistência Social, abriga
crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, que é caracterizada por fatores que comprovam a perda de vínculos familiares das mesmas. A pesquisa foi de cunho qualitativo, do tipo pesquisa-ação. Foram realizados seis encontros semanais em que as crianças e jovens trabalharam o conteúdo Frações, orientados pela pesquisadora, utilizando um laboratório de Informática da Universidade Federalde Pelotas (UFPel). A pesquisadora elaborou, aplicou e analisou nesses
encontros uma sequência didática na aprendizagem de frações com o uso de jogos desenvolvidos no software Scratch.. Para a coleta de dados foram utilizados entrevistas, observações e registro das atividades em vídeos. A pesquisa identificou as concepções das residentes da casa sobre a Matemática e o conceito de Frações. Os resultados ressaltam as implicações negativas na desestruturação familiar no aprendizado das residentes, bem como a influência dos métodos tradicionais no ensino e aprendizagem da Matemática, apontando para as contribuições das
tecnologias e dos recursos didáticos, como materiais manipuláveis, na direção de uma Educação voltada às Tecnologias. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Rozane da Silveira | |