Comunidade de prática e aprendizagem matemática no 1º ano do ensino fundamental

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Data
2019-07-19Autor
Rodrigues, Maria das Graças Kohn
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Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo identificar como os integrantes de uma comunidade de prática colaboram na aprendizagem de matemática uns com os outros. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com uma turma de primeiro ano do ciclo de alfabetização de uma escola pública de São Lourenço do Sul no ano de 2018. A questão central é: uma sala de aula dos anos iniciais pode ser caracterizada como uma comunidade de prática na qual integrantes colaboram na aprendizagem matemática uns com os outros? O processo de coleta de dados buscou evidenciar a sala de aula como uma comunidade de prática por meio da análise de atividades vinculadas à aprendizagem de matemática relativa ao uso cotidiano do dinheiro. Os instrumentos de coleta de dados foram: fotos e vídeos de algumas atividades desenvolvidas, áudios de conversas sobre o conteúdo proposto e registros escritos dos alunos. Os principais aportes teóricos são aqueles relativos à teoria social da aprendizagem situada em comunidade de prática, tendo como autores Ettiene Wenger e Jean Lave, que apontam a aprendizagem como uma prática social de interação. A prática pedagógica orientada pela prática social do uso do dinheiro (mercado) possibilitou a aprendizagem de conhecimentos matemáticos do cotidiano e a caracterização da sala de aula como uma comunidade de prática em que alunos e professora colaboram na aprendizagem de matemática uns com os outros.
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