Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRodrigues, Maria das Graças Kohn
dc.date.accessioned2020-10-08T22:31:53Z
dc.date.available2020-10-08T22:31:53Z
dc.date.issued2019-07-19
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6571
dc.description.abstractThis qualitative research aims to identify how members of a community of practice collaborate in learning math with each other. Therefore, a case study was conducted with a first year class of the elementary school in a public school in “São Lourenço do Sul” in 2018. The central question is: can a classroom of the early be characterized as a community of practice in which members collaborate in mathematical learning with each other? The data collection process sought to highlight the classroom as a community of practice through the analysis of activities binded to mathematics learning related to the daily use of money. The data collection instruments were: photos and videos of some activities, audios of conversations about the proposed content and written records of the students. The main theoretical contributions are those related to the social theory of situated learning in a community of practice, whose authors are Ettiene Wenger and Jean Lave, who indicates learning as a social practice of interaction. The pedagogical practice oriented by the social practice of the use of money (market) allowed the learning of everyday mathematical knowledge and the characterization of the classroom as a community of practice in which students and teacher collaborate in learning mathematics with each other.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem matemáticapt_BR
dc.subjectPráticas sociaispt_BR
dc.subjectMatemática nos anos iniciaispt_BR
dc.subjectMathematical learningpt_BR
dc.subjectSocial practicespt_BR
dc.titleComunidade de prática e aprendizagem matemática no 1º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0315618113295467pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2144446854611974pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo identificar como os integrantes de uma comunidade de prática colaboram na aprendizagem de matemática uns com os outros. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com uma turma de primeiro ano do ciclo de alfabetização de uma escola pública de São Lourenço do Sul no ano de 2018. A questão central é: uma sala de aula dos anos iniciais pode ser caracterizada como uma comunidade de prática na qual integrantes colaboram na aprendizagem matemática uns com os outros? O processo de coleta de dados buscou evidenciar a sala de aula como uma comunidade de prática por meio da análise de atividades vinculadas à aprendizagem de matemática relativa ao uso cotidiano do dinheiro. Os instrumentos de coleta de dados foram: fotos e vídeos de algumas atividades desenvolvidas, áudios de conversas sobre o conteúdo proposto e registros escritos dos alunos. Os principais aportes teóricos são aqueles relativos à teoria social da aprendizagem situada em comunidade de prática, tendo como autores Ettiene Wenger e Jean Lave, que apontam a aprendizagem como uma prática social de interação. A prática pedagógica orientada pela prática social do uso do dinheiro (mercado) possibilitou a aprendizagem de conhecimentos matemáticos do cotidiano e a caracterização da sala de aula como uma comunidade de prática em que alunos e professora colaboram na aprendizagem de matemática uns com os outros.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Hoffmann, Daniela Stevanin


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem