As representações tridimensionais das superfícies quádricas na disciplina de Cálculo com realidade aumentada
Resumo
A pesquisa investigou como estudantes da Universidade Federal de Pelotas compreendem conceitos de superfícies quádricas a partir do uso da Realidade Aumentada na visualização de objetos nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral no Espaço Tridimensional. Utilizou-se as teorias do Pensamento Matemático Avançado de David Tall como embasamento a respeito da importância da visualização na compreensão de conceitos matemáticos, trabalhando mais especificamente Superfícies Quádricas. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, por meio da Pesquisa-Ação e a coleta de dados foi procedida por meio de observações, questionários e entrevistas. Os resultados foram discutidos à luz da Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin, a partir da qual emergiram três categorias: Disciplinas e Currículos; Práticas Docentes nas Disciplinas; Estudantes, Aprendizado e Contribuições do Software. Os resultados mostraram que os estudantes obtiveram melhora ao responder os questionários após a aplicação da atividade com Realidade Aumentada.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: