Mostrar registro simples

dc.creatorSchaun, Thaise Thurow
dc.date.accessioned2020-10-08T22:58:25Z
dc.date.available2020-10-08T22:58:25Z
dc.date.issued2020-03-05
dc.identifier.citationSCHAUN, Thaise Thurow. As Representações Tridimensionais das Superfícies Quádricas na Disciplina de Cálculo com Realidade Aumentada. Orientadora: Rozane da Silveira Alves. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6573
dc.description.abstractThe research investigated how students from the Federal University of Pelotas understand concepts of quadric surfaces from the use of Augmented Reality in the visualization of objects in the disciplines of Differential and Integral Calculus in Three-Dimensional Space. Were used the David Tall’s Advanced Mathematical Thinking theories as basis about the importance of visualization in the understanding of mathematical concepts, working specifically quadric surfaces. The methodology adopted was a qualitative approach through Action Research and the data collection was performed through observations, questionnaires and interviews. The results were discussed in the light of Lawrence Bardin's Content Analysis, from which three categories emerged: Disciplines and Curricula; Teaching Practices in Disciplines; Students, Learning, and Software Contributions. The results showed that the students obtained improvement when answering the questionnaires after the application of the Augmented Reality activity.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectCálculo diferencial e integralpt_BR
dc.subjectSuperfícies quádricaspt_BR
dc.subjectRepresentações tridimensionaispt_BR
dc.subjectPensamento matemático avançadopt_BR
dc.subjectAugmented realitypt_BR
dc.subjectDifferential and integral calculuspt_BR
dc.subjectQuadric surfacespt_BR
dc.subjectThree-dimensional representationspt_BR
dc.subjectAdvanced mathematical thinkingpt_BR
dc.titleAs representações tridimensionais das superfícies quádricas na disciplina de Cálculo com realidade aumentadapt_BR
dc.title.alternativeThree-Dimensional Representations of Quadric Surfaces in Calculus Discipline with Augmented Realitypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9392761628189072pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4433578915491616pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa investigou como estudantes da Universidade Federal de Pelotas compreendem conceitos de superfícies quádricas a partir do uso da Realidade Aumentada na visualização de objetos nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral no Espaço Tridimensional. Utilizou-se as teorias do Pensamento Matemático Avançado de David Tall como embasamento a respeito da importância da visualização na compreensão de conceitos matemáticos, trabalhando mais especificamente Superfícies Quádricas. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, por meio da Pesquisa-Ação e a coleta de dados foi procedida por meio de observações, questionários e entrevistas. Os resultados foram discutidos à luz da Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin, a partir da qual emergiram três categorias: Disciplinas e Currículos; Práticas Docentes nas Disciplinas; Estudantes, Aprendizado e Contribuições do Software. Os resultados mostraram que os estudantes obtiveram melhora ao responder os questionários após a aplicação da atividade com Realidade Aumentada.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Rozane da Silveira


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples