dc.creator | Schaun, Thaise Thurow | |
dc.date.accessioned | 2020-10-08T22:58:25Z | |
dc.date.available | 2020-10-08T22:58:25Z | |
dc.date.issued | 2020-03-05 | |
dc.identifier.citation | SCHAUN, Thaise Thurow. As Representações Tridimensionais das Superfícies Quádricas na Disciplina de Cálculo com Realidade Aumentada. Orientadora: Rozane da Silveira Alves. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6573 | |
dc.description.abstract | The research investigated how students from the Federal University of Pelotas understand concepts of quadric surfaces from the use of Augmented Reality in the visualization of objects in the disciplines of Differential and Integral Calculus in Three-Dimensional Space. Were used the David Tall’s Advanced Mathematical Thinking theories as basis about the importance of visualization in the understanding of mathematical concepts, working specifically quadric surfaces. The methodology adopted was a qualitative approach through Action Research and the data collection was performed through observations, questionnaires and interviews. The results were discussed in the light of Lawrence Bardin's Content Analysis, from which three categories emerged: Disciplines and Curricula; Teaching Practices in Disciplines; Students, Learning, and Software Contributions. The results showed that the students obtained improvement when answering the questionnaires after the application of the Augmented Reality activity. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Realidade aumentada | pt_BR |
dc.subject | Cálculo diferencial e integral | pt_BR |
dc.subject | Superfícies quádricas | pt_BR |
dc.subject | Representações tridimensionais | pt_BR |
dc.subject | Pensamento matemático avançado | pt_BR |
dc.subject | Augmented reality | pt_BR |
dc.subject | Differential and integral calculus | pt_BR |
dc.subject | Quadric surfaces | pt_BR |
dc.subject | Three-dimensional representations | pt_BR |
dc.subject | Advanced mathematical thinking | pt_BR |
dc.title | As representações tridimensionais das superfícies quádricas na disciplina de Cálculo com realidade aumentada | pt_BR |
dc.title.alternative | Three-Dimensional Representations of Quadric Surfaces in Calculus Discipline with Augmented Reality | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9392761628189072 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4433578915491616 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa investigou como estudantes da Universidade Federal de Pelotas compreendem conceitos de superfícies quádricas a partir do uso da Realidade Aumentada na visualização de objetos nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral no Espaço Tridimensional. Utilizou-se as teorias do Pensamento Matemático Avançado de David Tall como embasamento a respeito da importância da visualização na compreensão de conceitos matemáticos, trabalhando mais especificamente Superfícies Quádricas. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, por meio da Pesquisa-Ação e a coleta de dados foi procedida por meio de observações, questionários e entrevistas. Os resultados foram discutidos à luz da Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin, a partir da qual emergiram três categorias: Disciplinas e Currículos; Práticas Docentes nas Disciplinas; Estudantes, Aprendizado e Contribuições do Software. Os resultados mostraram que os estudantes obtiveram melhora ao responder os questionários após a aplicação da atividade com Realidade Aumentada. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Rozane da Silveira | |