O uso da tecnologia de informação e comunicação, no ensino, por professores universitários.
Resumen
As Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC's têm se desenvolvido e se
diversificado rapidamente, estando presentes na vida cotidiana de todos os
cidadãos. Esta inserção das TIC's na vida das pessoas não pode ser ignorada ou
desprezada, visto que algumas afetam profundamente a sociedade e também a
educação. Autores como Moran (1993), Moran, Masetto e Behrens (2000), Porto
(2003, 1998), Kenski (2003, 1996) e Toschi (2005) refletem sobre as transformações
que esses meios têm propiciado aos educadores, sugerindo a mobilização de todos
para a criação de espaços de ensino-aprendizagem com tecnologias que
possibilitem o aprendizado, tanto de educadores como de alunos. A tecnologia é
parte da cultura de educandos e educadores, fazendo parte de suas vidas.
Baseando-nos nestas considerações, buscamos identificar como os docentes
universitários estão lidando com as TIC's no ambiente educacional. Para tal,
efetuamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com educadores da
Escola de Comunicação Social - ECOS da Universidade Católica de Pelotas -
UCPEL. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários, entrevistas e
observações de aulas, no período de setembro a outubro de 2006. Todos os
entrevistados afirmaram que utilizam as TIC's, enfatizando que elas facilitam o
entendimento do aluno e são fundamentais para o trabalho em sala de aula. As
observações mostraram que os educadores da ECOS usam as TIC’s, seja para
complementar e/ou introduzir um tema de estudo e/ou para auxiliar na aprendizagem
dos alunos. Eles aprenderam a utilizar as TIC´s em cursos de extensão, de pósgraduação,
na observação de outros professores e na sua própria prática em sala de
aula. Afirmam, também, que “adaptaram” os conhecimentos adquiridos nos cursos
realizados para sua prática pedagógica. Por outro lado, a pesquisa evidenciou que
os professores demonstram uma ação comunicacional, ou seja, propiciam um
ambiente interativo propício ao diálogo, estimulando os alunos a efetuarem múltiplas
conexões e a construírem, por si mesmos, seus conhecimentos. Assim, concluimos
que as tecnologias oferecem possibilidades pedagógicas que podem ser entendidas
como recursos, ferramentas de ensino e/ou processos comunicacionais de ensino
aprendizagem.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: