Desafios da prática pedagógica universitária face a reestruturação curricular: um estudo com professores do Curso de Enfermagem.

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Data
2007-03-21Autor
Selbach, Paula Trindade da Silva
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Esse estudo discute como um grupo de docentes do Curso de
Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas expressa suas concepções a
respeito das práticas pedagógicas que desenvolvem e do trabalho coletivo que
estão vivenciando para a construção do projeto político-pedagógico, tendo em
vista as mudanças anunciadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a
área da Saúde. A pesquisa percorre um caminho que favoreceu um olhar sobre
os desafios que profissionais enfrentam quando assumem a docência como
sua profissão, pois há razoável consenso de que para exercer a docência no
ensino superior é suficiente o domínio nos conhecimentos específicos e sua
identificação é o exercício profissional na área de atuação dos professores. Os
dados foram obtidos através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas
com cinco professores do Curso e foram analisados, preferencialmente, à luz
do referencial de Cunha (1998, 2001, 2002, 2005), Anastasiou (2002, 2005),
Zabalza (2004), Pimenta (2002), Bernstein, (1996,1998, 2000). Os resultados
nos possibilitaram perceber que a formação e a complexidade da docência
universitária são provocativos para alguns profissionais investirem no trabalho
coletivo como forma de construir e sistematizar, através do PPP, um currículo
menos fragmentado que ajude a formar os alunos em uma perspectiva mais
global. Verificamos, também, que esses profissionais, ao tornarem-se
docentes, consideram importante ter estudos no campo do ensinar que os
ajudem a melhor compreender as práticas que desenvolvem.
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