dc.creator | Coelho, Daniela Cristien Silveira Mairesse | |
dc.date.accessioned | 2021-06-15T23:02:09Z | |
dc.date.available | 2021-06-15T23:02:09Z | |
dc.date.issued | 2020-05-15 | |
dc.identifier.citation | COELHO, Daniela Cristien Silveira Mairesse. A vulnerabilidade educacional de mulheres encarceradas sob a perspectiva da criminologia da libertação associada à colonialidade de gênero. 2020. 176 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Programa de Pós-graduação em Direito, Faculdade de Direito,
Universidade Federal de Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7699 | |
dc.description.abstract | This research analyzes the educational vulnerability of women incarcerated under the
perspective of Liberation Criminology associated to the coloniality of gender
(CASTRO, 2005; LUGONES, 2008). It supports the necessity of a Criminology based
in Latin America, applied to the Brazilian prison contexts, in order to understand the
dominant character of the Criminology(s), looking for an alternative to the social control
imposed by the traditional "Old Criminology". It has as assumption to understand how
this criminological proposal, applied to Brazil, reverberates in the educational
vulnerability of imprisoned women, because it is believed that this approach can
attenuate the inequalities experienced in prison. It investigates, in a first moment, the
process of hegemonic Criminology formation, through dominant epistemologies. Then,
under the perspective of emerging epistemologies, it examines the possibilities of a
Latin American Criminology, especially the Liberation Criminology and its dialogue with
the Coloniality of Gender, the latter linked to decolonial theories with the purpose of
offering a broader view of the Coloniality of Power. Finally, we investigate the social
right to education and its repercussion on the imprisonment of women, through the
historical educational context of Brazil and the legislation about education in prison.
With regard to methodological choices, it is a qualitative research, using the dialectic
method and as a technique, the analysis of content in documents. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Criminologia da libertação | pt_BR |
dc.subject | Colonialidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Cárcere | pt_BR |
dc.title | A vulnerabilidade educacional de mulheres encarceradas sob a perspectiva da criminologia da libertação associada à colonialidade de gênero | pt_BR |
dc.title.alternative | The educational vulnerability of women incarcerated under the perspective of liberation criminology associated to the coloniality of gender | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2685625964882319 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9806421589183882 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Almeida, Bruno Rotta | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9101474140548790 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa analisa a vulnerabilidade educacional de mulheres encarceradas, sob
o viés da Criminologia da Libertação associada à Colonialidade de Gênero (CASTRO,
2005; LUGONES, 2008). Sustenta-se a necessidade de uma Criminologia desde a
América Latina, aplicada aos contextos do cárcere brasileiro, a fim de compreender o
caráter dominante da(s) Criminologia(s), buscando uma alternativa ao controle social
imposto pela “Velha Criminologia” tradicional. Tem como pressuposto compreender
como essa proposta criminológica, aplicada ao Brasil, repercute na vulnerabilidade
educacional de mulheres encarceradas, pois acredita-se que essa abordagem pode
atenuar as desigualdades vivenciadas no cárcere. Investiga, num primeiro momento,
o processo de formação da(s) Criminologia(s) hegemônica(s), através de
epistemologias dominantes. Após, sob a perspectiva de epistemologias emergentes,
examina as possibilidades de uma Criminologia latino-americana, especialmente a
Criminologia da Libertação e seu diálogo com a Colonialidade de Gênero, esta última
vinculada às teorias decoloniais com a finalidade de oferecer um olhar ampliado da
Colonialidade do Poder. Por fim, investiga-se o direito social à educação e sua
repercussão no encarceramento de mulheres, através do contexto histórico
educacional do Brasil e a legislação acerca da educação no cárcere. No que concerne
às escolhas metodológicas, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza o método
dialético e como técnica, a análise de conteúdo em documentos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Direito | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Scott Junior, Valmor | |