Mostrar el registro sencillo del ítem
A vulnerabilidade educacional de mulheres encarceradas sob a perspectiva da criminologia da libertação associada à colonialidade de gênero
dc.creator | Coelho, Daniela Cristien Silveira Mairesse | |
dc.date.accessioned | 2021-06-15T23:02:09Z | |
dc.date.available | 2021-06-15T23:02:09Z | |
dc.date.issued | 2020-05-15 | |
dc.identifier.citation | COELHO, Daniela Cristien Silveira Mairesse. A vulnerabilidade educacional de mulheres encarceradas sob a perspectiva da criminologia da libertação associada à colonialidade de gênero. 2020. 176 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Programa de Pós-graduação em Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal de Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7699 | |
dc.description.abstract | This research analyzes the educational vulnerability of women incarcerated under the perspective of Liberation Criminology associated to the coloniality of gender (CASTRO, 2005; LUGONES, 2008). It supports the necessity of a Criminology based in Latin America, applied to the Brazilian prison contexts, in order to understand the dominant character of the Criminology(s), looking for an alternative to the social control imposed by the traditional "Old Criminology". It has as assumption to understand how this criminological proposal, applied to Brazil, reverberates in the educational vulnerability of imprisoned women, because it is believed that this approach can attenuate the inequalities experienced in prison. It investigates, in a first moment, the process of hegemonic Criminology formation, through dominant epistemologies. Then, under the perspective of emerging epistemologies, it examines the possibilities of a Latin American Criminology, especially the Liberation Criminology and its dialogue with the Coloniality of Gender, the latter linked to decolonial theories with the purpose of offering a broader view of the Coloniality of Power. Finally, we investigate the social right to education and its repercussion on the imprisonment of women, through the historical educational context of Brazil and the legislation about education in prison. With regard to methodological choices, it is a qualitative research, using the dialectic method and as a technique, the analysis of content in documents. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Criminologia da libertação | pt_BR |
dc.subject | Colonialidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Cárcere | pt_BR |
dc.title | A vulnerabilidade educacional de mulheres encarceradas sob a perspectiva da criminologia da libertação associada à colonialidade de gênero | pt_BR |
dc.title.alternative | The educational vulnerability of women incarcerated under the perspective of liberation criminology associated to the coloniality of gender | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2685625964882319 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9806421589183882 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Almeida, Bruno Rotta | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9101474140548790 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa analisa a vulnerabilidade educacional de mulheres encarceradas, sob o viés da Criminologia da Libertação associada à Colonialidade de Gênero (CASTRO, 2005; LUGONES, 2008). Sustenta-se a necessidade de uma Criminologia desde a América Latina, aplicada aos contextos do cárcere brasileiro, a fim de compreender o caráter dominante da(s) Criminologia(s), buscando uma alternativa ao controle social imposto pela “Velha Criminologia” tradicional. Tem como pressuposto compreender como essa proposta criminológica, aplicada ao Brasil, repercute na vulnerabilidade educacional de mulheres encarceradas, pois acredita-se que essa abordagem pode atenuar as desigualdades vivenciadas no cárcere. Investiga, num primeiro momento, o processo de formação da(s) Criminologia(s) hegemônica(s), através de epistemologias dominantes. Após, sob a perspectiva de epistemologias emergentes, examina as possibilidades de uma Criminologia latino-americana, especialmente a Criminologia da Libertação e seu diálogo com a Colonialidade de Gênero, esta última vinculada às teorias decoloniais com a finalidade de oferecer um olhar ampliado da Colonialidade do Poder. Por fim, investiga-se o direito social à educação e sua repercussão no encarceramento de mulheres, através do contexto histórico educacional do Brasil e a legislação acerca da educação no cárcere. No que concerne às escolhas metodológicas, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza o método dialético e como técnica, a análise de conteúdo em documentos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Direito | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Scott Junior, Valmor |