A educação para um novo princípio de realidade: contribuições da filosofia de Herbert Marcuse.
Abstract
Esta tese tem como objetivo responder à seguinte questão de pesquisa: Como a
Educação pode contribuir para superar teoricamente a Mais-repressão do Princípio
de Desempenho exigido por um Princípio de Realidade do sistema estabelecido?
Descobrimos que a filosofia de Schiller, com Marx e Freud, são fontes importantes
da filosofia de Marcuse. Outra descoberta foi que as categorias do impulso formal e
impulso sensível sintetizadas no impulso lúdico de Schiller e analisadas
dialeticamente com a energia de Eros, livre do Princípio de Realidade estabelecido,
se tornam uma força com um propósito, objetivo, e resultado possível. No entanto, o
Princípio de Realidade é opressivo, enquanto autorreprodução de si e do sistema:
um ciclo retroalimentador que garante sua existência e repetição. Assim, para mudar
o sistema opressivo é necessário mudar o Princípio de Realidade Estabelecido por
um Novo Princípio de Realidade. O Novo Princípio de Realidade deve ser orientado
por um Princípio de Prazer constituído por Eros, impulso sensível, impulso formal,
fantasia, imaginação, e uma repressão mínima direcionada para a vida, formando
um todo dialético que permite libertar o ser social e sua emancipação. A Educação
emancipatória deverá fazer o esforço de trabalhar no que se tornou o jogo de
aprendizagem ou atividade lúdica. Se o sistema estabelecido reproduz a opressão
através da Educação do homem unidimensional e Eros, escravizando o ser social,
com Mais-repressão, então, o que defendemos na tese é isso: a superação
conceitual da Mais-repressão e a consequente libertação de Eros e do ser social,
porque tal emancipação só pode ocorrer através de uma Educação orientada para
outra dimensionalidade. A Educação baseada na capacidade revolucionária da arte,
baseada na força do belo livre, dirigida e avaliada pelo impulso formal e pelo impulso
sensível, adicionando a capacidade criativa da imaginação, da fantasia, superação
conceitual das Mais-repressão e da liberdade de Eros através de uma repressão
mínima, vai mudar o Ser Social e sua natureza para outra dimensionalidade, pois é a
aplicação do conhecimento para a melhoria das condições de emancipação e
libertação da mente e do corpo. Devemos libertar o Princípio de Prazer e Eros
reprimido no Princípio de Realidade do sistema opressor estabelecido, dirigindo
suas forças e energias para um objetivo educacional teórico, orientando o Ser Social
para uma nova dimensionalidade, dimensionalidade contida nesta prática habilitada
para superar teoricamente a Mais-repressão contida no Princípio de Desempenho
de sistema estabelecido.
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