Modos de Gestão e Processo de Trabalho Docente na Educação Infantil da Região Sul do Rio Grande do Sul.
Resumen
Esta dissertação aborda a gestão nas Escolas de Educação Infantil e suas
implicações no processo de trabalho docente. Utilizando-se dos conceitos de
modos de gestão e de processo de trabalho docente, analisa as relações entre
a gestão e o trabalho das professoras em Escolas de Educação Infantil. Para
tanto, valeu-se de dezoito entrevistas com professoras de EMEIs em nove
cidades do sul do Rio Grande do Sul, explorando a forma como compreendem o
seu trabalho, a gestão escolar e sua identidade profissional. A dissertação
conclui que há vários modos de gestão instituídos nas escolas Infantis que
participaram desta pesquisa. Nenhuma possui uma gestão que seja claramente
gerencialista, burocrática ou democrática. O que se pôde identificar é que as
gestões das escolas se pautam por tentativas de construir individualmente um
modo de gerir cada escola, e isso depende da realidade institucional, dos
indivíduos que nela trabalham e na forma de atuação das secretarias de
educação em cada um dos municípios.
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