Prática Pedagógica do Tutor-professor a Distância na EaD: um estudo no contexto da Licenciatura em Educação do Campo.
Abstract
A presente dissertação buscou compreender a prática pedagógico do tutor-professor
no curso do CLEC/UFPel/UaB, ou seja, as suas ações desenvolvidas ao longo do
segundo semestre do ano de 2015. A netnografia foi a metodologia eleita para este
estudo por ser um recurso de pesquisa online, sendo usada para investigações em
ambientes virtuais. O referencial teórico está pautado em pesquisadores do campo
da EaD, como Mill (2012), Mattar (2012), Belloni (2009), entre outros, e dos
pesquisadores das práticas pedagógicas, como Franco (2012a, 2012b) e Sacristán
(1995). O estudo revelou importantes categorias para a compreensão das práticas
pedagógicas, evidenciando que tais práticas se desenvolvem em ciclos de ações
coletivas e individuais, misturando-se ao desenvolvimento do trabalho pedagógico.
As Ações Coletivas representam aquelas nas quais o tutor-professor interage com
outros membros da equipe polidocente, não havendo interação direta com alunos.
Há nesta categoria a subdivisão em Ações Relacionais e Informativas e Ações
Deliberativas. A categoria de Ações Individuais representa a gestão da docência do
tutor-professor do CLEC. Nesta, encontra-se o exercício prático, das práticas
pedagógicas desempenhadas pelos tutores ao longo do seu trabalho de tutoria. Esta
categoria está subdividia em Gestão do tempo, Gestão do ensino e da
aprendizagem e Gestão burocrática de tutor-professor. Estas ações se interrelacionam,
influenciam e sofrem influências mútuas, sendo ações organizativas,
intencionais e rotineiras, não apenas prescritivas, e envolvem um saber-fazer que se
desenvolve em paralelo com a ação de ser tutor, levando em conta elementos
históricos, sociais e culturais e aninhando-se em outros contextos de práticas.
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