O ensino da geografia nos anos finais do ensino fundamental e a educação do campo: estudo de caso no município de Canguçu/RS.
Fecha
2016-12-14Autor
Tessmann, Jéssica Moara da Cunha
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho consiste em uma dissertação de mestrado que tem como objetivo contribuir com os esforços de pesquisadores na área da Educação do Campo, em especial, no que diz respeito à articulação do conteúdo de Geografia às proposições da Educação do Campo. Para tanto, esta pesquisa apoia-se no materialismo histórico dialético, tomado como lente para analisar a realidade. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta dos dados implicaram em duas observações e uma entrevista semiestruturada. O campo empírico da pesquisa consiste em quatro escolas da rede municipal de ensino de Canguçu-RS e os seus sujeitos foram professoras responsáveis pelo ensino da disciplina de Geografia nas referidas escolas. Destarte, a dissertação está dividida em capítulos, a saber: Introdução; Educação do Campo e o Ensino de Geografia; Análise do conceito de território e o ensino da Geografia na perspectiva da Educação do Campo; O ensino de Geografia no cotidiano da escola no campo; e Conclusões: perspectivas e desafios para o ensino da Geografia na Educação do Campo. A discussão proposta nesta pesquisa evidenciou que muitos ainda são os desafios para a Educação do Campo e que o Ensino de Geografia nas escolas pesquisadas dialoga com uma perspectiva tradicional, destacando-se o fato de que três das professoras pesquisadas não possuem formação na área do conhecimento pela qual são responsáveis nas escolas em que atuam. Enfatizamos que o conceito de território, sob a perspectiva da Geografia crítica, ainda não é abordado na sala de aula. Concluímos, desse modo, que a formação inicial e continuada de professores pode ser muito importante e que a Secretaria de Educação e Esportes do município precisa atuar de forma mais presente no incentivo à última a fim de contribuir para os avanços esperados de uma educação pública de qualidade.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: