Materiais didáticos para ensino de números nos anos iniciais: uma ação na formação do professor de matemática
Resumen
Esta dissertação tem como objetivo analisar as percepções de alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática sobre dois materiais didáticos produzidos artesanalmente, denominados de reta numérica de deslocamento e fichas sobrepostas, no contexto da disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática I. Utilizou-se a estratégia de oficinas pedagógicas, na modalidade de ensino remoto, decorrente do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, desenvolvidas com ingressantes do primeiro semestre de 2020. O estudo de cunho qualitativo, teve abordagem em pesquisa-ação, seguindo os procedimentos de produção de dados segundo os princípios de Creswell (2014) e de Borba e Araújo (2018), tendo os estudos de Sérgio Lorenzato (2006) como referencial e aporte teórico, complementados com estudos de outros teóricos e de pesquisadores que abordam o tema materiais didáticos para o ensino de números nos anos iniciais. A análise e representação dos dados coletados tem os estudos de Bardin (2016) como inspiração, a partir dos dados obtidos pela plataforma Google Forms, com o preenchimento do formulário sobre o perfil acadêmico dos investigados, e de relatórios de análise avaliativa sobre o desenvolvimento das duas oficinas, nas quais foram produzidos os dados da pesquisa, complementados com informações contidas no chat do ambiento virtual das oficinas e de fotos dos materiais disponibilizadas pelos investigados. Como principais achados do estudo, pontua-se os dados coletados com o diálogo didático no ambiente virtual presencial, destacando–se como um diferencial do processo investigativo por ter apresentado importantes informações para o processo de reflexão da ação docente e os saberes didáticos, com a troca do ponto de vista do professor/pesquisador e os investigados. Das percepções dos participantes da pesquisa apresentadas para as potencialidades didáticas dos MD reta numérica de deslocamento e fichas sobrepostas, destacam-se: modos distintos de apresentação do conteúdo; potencializadores das aulas; liberdade, socialização, integração, interdisciplinaridade na construção dos saberes, ou seja, consideraram os materiais trabalhados como alternativas ao ensino tradicional de números nos anos iniciais.
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