Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBittencourt, Cláudio José Braga de
dc.date.accessioned2022-08-24T21:41:39Z
dc.date.available2022-08-22
dc.date.available2022-08-24T21:41:39Z
dc.date.issued2022-03-18
dc.identifier.citationBITTENCOURT, Cláudio José Braga de. Fazeres docentes com o GeoGebra em um curso de Licenciatura em Matemática. Orientador: André Luís Andrejew Ferreira. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8588
dc.description.abstractIn carrying out this work, this researcher and this research aim to analyze how GeoGebra is used from the teachers' statements in the training course of future Mathematics Educators, in the Mathematics Degree, in person, at the Federal University of Pelotas (UFPel). We used the type of intentional sampling in choosing the research subjects, which are four educators, who use GeoGebra in their teaching practice. We resort here to qualitative research of a descriptive nature, bringing the case study as a research approach. From the perspective of interpreting data obtained from interviews with professors. We made a methodological construction in the light of Creswell (2014) combined with researchers such as Lévy (1993, 1999), Borba (2018, 2014) and Maltempi (2008), references for this work. The results of this research showed that the formation of GeoGebra digital technology influences the teaching practice.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectDegree in mathematicspt_BR
dc.subjectEducation teacherpt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.titleFazeres docentes com o GeoGebra em um curso de licenciatura em matemática.pt_BR
dc.title.alternativeTeaching activities with GeoGebra in a degree course in mathematics.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8116018381740923pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0257799779736390pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar como se dá o uso do GeoGebra a partir das falas docentes do curso de formação de futuros educadores de Matemática, na Licenciatura em Matemática, modalidade presencial, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Usamos o tipo de amostragem intencional na escolha dos sujeitos da pesquisa, ou seja, quatro educadores que usam o GeoGebra na sua prática docente. Recorremos à investigação qualitativa de natureza descritiva, trazendo como abordagem de pesquisa o estudo de caso, na perspectiva de interpretar dados obtidos a partir da realização de entrevistas com os docentes. Fizemos a construção metodológica à luz de Creswell (2014), aliado aos pesquisadores Lévy (1993,1999), Borba (2018, 2014) e Maltempi (2008), para referenciar o presente trabalho. Os resultados desta pesquisa evidenciam que a formação em tecnologia digital GeoGebra, ou seja, a formação “docente-com-mídias” influencia a prática docente, além disso este estudo contribuiu com discussões sobre o uso das TD no ensino e sua importância nos saberes docentes e por fim há a necessidade de uma nova postura do professor, que se compromete com a construção do aluno no que se refere ao conhecimento matemático.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, André Luis Andrejew


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem