Fazeres docentes com o GeoGebra em um curso de licenciatura em matemática.
Abstract
Esta pesquisa tem por objetivo analisar como se dá o uso do GeoGebra a partir das
falas docentes do curso de formação de futuros educadores de Matemática, na
Licenciatura em Matemática, modalidade presencial, da Universidade Federal de
Pelotas (UFPel). Usamos o tipo de amostragem intencional na escolha dos sujeitos
da pesquisa, ou seja, quatro educadores que usam o GeoGebra na sua prática
docente. Recorremos à investigação qualitativa de natureza descritiva, trazendo
como abordagem de pesquisa o estudo de caso, na perspectiva de interpretar dados
obtidos a partir da realização de entrevistas com os docentes. Fizemos a construção
metodológica à luz de Creswell (2014), aliado aos pesquisadores Lévy (1993,1999),
Borba (2018, 2014) e Maltempi (2008), para referenciar o presente trabalho. Os
resultados desta pesquisa evidenciam que a formação em tecnologia digital
GeoGebra, ou seja, a formação “docente-com-mídias” influencia a prática docente,
além disso este estudo contribuiu com discussões sobre o uso das TD no ensino e
sua importância nos saberes docentes e por fim há a necessidade de uma nova
postura do professor, que se compromete com a construção do aluno no que se
refere ao conhecimento matemático.
Collections
The following license files are associated with this item: