A prática como componente curricular e o estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática noturno da UFPel

Visualizar/ Abrir
Data
2022-03-03Autor
Silveira, Lúcia Renata dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação foi desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação
Matemática (PPGEMAT) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Nesta pesquisa
de cunho qualitativo, que teve como objetivo geral identificar a relevância das
disciplinas de Prática como Componente Curricular (PCC) para a realização do
Estágio Curricular Supervisionado (ECS) enquanto graduandos do Curso de
Licenciatura em Matemática Noturno da UFPel (CLMN). A problemática da pesquisa
é: como os professores egressos do CLMN percebem as disciplinas de Prática como
Componente Curricular e de Estágio Curricular Supervisionado? Em um primeiro
momento, a coleta dados deu-se por meio dos documentos legais delimitados para o
estudo, sendo eles o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Noturno (UFPEL,
2017) e a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE, 2015b), que foram
analisados a partir da análise de conteúdo. Para um segundo momento, realizou-se
uma entrevista com 16 professores egressos do CLMN que atuam em escolas
públicas da educação básica. Para a interpretação dos relatos dos professores,
utilizou-se a análise textual discursiva. Após a análise dos documentos, constatou-se
que, embora, nos textos do PPC do CLMN de 2017 e da Resolução n. 2/2015, as
disciplinas de PCC estejam propostas desde o primeiro semestre, existem lacunas
que possibilitam que os alunos realizem de maneira aleatória as disciplinas, desordem
que compromete o processo de formação inicial. Os egressos do CLMN evidenciam
que a teoria e a prática são muito importantes para o embasamento da docência.
Ressaltam que, durante a formação inicial, vivenciaram o distanciamento entre o que
se aprende na universidade e o que se deve ensinar no estágio e, posteriormente, na
docência.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: