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dc.creatorSilveira, Lúcia Renata dos Santos
dc.date.accessioned2022-08-24T21:42:40Z
dc.date.available2022-08-23
dc.date.available2022-08-24T21:42:40Z
dc.date.issued2022-03-03
dc.identifier.citationSILVEIRA, Lúcia Renata dos Santos. A prática como componente curricular e o estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática noturno da UFPel. 2022. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8589
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the Graduate Program in Mathematics Education (PPGEMAT) from the Federal University of Pelotas (UFPel). This is a qualitative study, with the general objective of identifying the relevance of the courses of Practice as Curricular Component (PCC) to do the Supervised Internship (ECS) for students from the Nocturnal Mathematics Teaching Major at UFPel (CLMN). The research question is as follows: how do teachers, who are alumni from CLMN, perceive the courses of Practice as Curricular Component and Supervised Internship? At first, we gathered data from legal documents delimited for this study, i.e. the Teaching Project from the Nocturnal Teaching Major (UFPEL, 2017) and the Resolution of the National Board of Education (CNE, 2015b), which were analyzed based on content analysis. Secondly, we interviewed 16 alumni from CLMN that work in public basic education schools. To interpret the teachers’ reports, we used discursive text analysis. After analyzing the documents, we verified that, even though in the PPC texts from the CLMN from 2017 and the Resolution n. 2/2015 the PCC courses are proposed from the first semester on, there are gaps that allow the students to take them randomly, which compromises the process of initial training. The alumni from CLMN presented that theory and practice are very important for teachers’ foundation. They highlighted that, during the initial training, they experienced the distance between what is learned in the university and what they had to teach as interns and, afterwards, as actual teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectLicenciatura em matemáticapt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectInitial trainingpt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.titleA prática como componente curricular e o estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática noturno da UFPelpt_BR
dc.title.alternativePractice as curricular component and the supervised internship for the nocturnal mathematics teaching major from UFPelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5356814607419742pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866864802999230pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação foi desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Nesta pesquisa de cunho qualitativo, que teve como objetivo geral identificar a relevância das disciplinas de Prática como Componente Curricular (PCC) para a realização do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) enquanto graduandos do Curso de Licenciatura em Matemática Noturno da UFPel (CLMN). A problemática da pesquisa é: como os professores egressos do CLMN percebem as disciplinas de Prática como Componente Curricular e de Estágio Curricular Supervisionado? Em um primeiro momento, a coleta dados deu-se por meio dos documentos legais delimitados para o estudo, sendo eles o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Noturno (UFPEL, 2017) e a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE, 2015b), que foram analisados a partir da análise de conteúdo. Para um segundo momento, realizou-se uma entrevista com 16 professores egressos do CLMN que atuam em escolas públicas da educação básica. Para a interpretação dos relatos dos professores, utilizou-se a análise textual discursiva. Após a análise dos documentos, constatou-se que, embora, nos textos do PPC do CLMN de 2017 e da Resolução n. 2/2015, as disciplinas de PCC estejam propostas desde o primeiro semestre, existem lacunas que possibilitam que os alunos realizem de maneira aleatória as disciplinas, desordem que compromete o processo de formação inicial. Os egressos do CLMN evidenciam que a teoria e a prática são muito importantes para o embasamento da docência. Ressaltam que, durante a formação inicial, vivenciaram o distanciamento entre o que se aprende na universidade e o que se deve ensinar no estágio e, posteriormente, na docência.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Denise Nascimento


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