dc.creator | Silveira, Lúcia Renata dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2022-08-24T21:42:40Z | |
dc.date.available | 2022-08-23 | |
dc.date.available | 2022-08-24T21:42:40Z | |
dc.date.issued | 2022-03-03 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Lúcia Renata dos Santos. A prática como componente curricular e o estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática noturno da UFPel. 2022. 128f. Dissertação
(Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8589 | |
dc.description.abstract | This dissertation was developed within the Graduate Program in Mathematics
Education (PPGEMAT) from the Federal University of Pelotas (UFPel). This is a
qualitative study, with the general objective of identifying the relevance of the courses
of Practice as Curricular Component (PCC) to do the Supervised Internship (ECS) for
students from the Nocturnal Mathematics Teaching Major at UFPel (CLMN). The
research question is as follows: how do teachers, who are alumni from CLMN, perceive
the courses of Practice as Curricular Component and Supervised Internship? At first,
we gathered data from legal documents delimited for this study, i.e. the Teaching
Project from the Nocturnal Teaching Major (UFPEL, 2017) and the Resolution of the
National Board of Education (CNE, 2015b), which were analyzed based on content
analysis. Secondly, we interviewed 16 alumni from CLMN that work in public basic
education schools. To interpret the teachers’ reports, we used discursive text analysis.
After analyzing the documents, we verified that, even though in the PPC texts from the
CLMN from 2017 and the Resolution n. 2/2015 the PCC courses are proposed from
the first semester on, there are gaps that allow the students to take them randomly,
which compromises the process of initial training. The alumni from CLMN presented
that theory and practice are very important for teachers’ foundation. They highlighted
that, during the initial training, they experienced the distance between what is learned
in the university and what they had to teach as interns and, afterwards, as actual
teachers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Estágio curricular supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em matemática | pt_BR |
dc.subject | Supervised internship | pt_BR |
dc.subject | Initial training | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teaching | pt_BR |
dc.title | A prática como componente curricular e o estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática noturno da UFPel | pt_BR |
dc.title.alternative | Practice as curricular component and the supervised internship for the nocturnal mathematics teaching major from UFPel | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5356814607419742 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866864802999230 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação foi desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação
Matemática (PPGEMAT) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Nesta pesquisa
de cunho qualitativo, que teve como objetivo geral identificar a relevância das
disciplinas de Prática como Componente Curricular (PCC) para a realização do
Estágio Curricular Supervisionado (ECS) enquanto graduandos do Curso de
Licenciatura em Matemática Noturno da UFPel (CLMN). A problemática da pesquisa
é: como os professores egressos do CLMN percebem as disciplinas de Prática como
Componente Curricular e de Estágio Curricular Supervisionado? Em um primeiro
momento, a coleta dados deu-se por meio dos documentos legais delimitados para o
estudo, sendo eles o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Noturno (UFPEL,
2017) e a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE, 2015b), que foram
analisados a partir da análise de conteúdo. Para um segundo momento, realizou-se
uma entrevista com 16 professores egressos do CLMN que atuam em escolas
públicas da educação básica. Para a interpretação dos relatos dos professores,
utilizou-se a análise textual discursiva. Após a análise dos documentos, constatou-se
que, embora, nos textos do PPC do CLMN de 2017 e da Resolução n. 2/2015, as
disciplinas de PCC estejam propostas desde o primeiro semestre, existem lacunas
que possibilitam que os alunos realizem de maneira aleatória as disciplinas, desordem
que compromete o processo de formação inicial. Os egressos do CLMN evidenciam
que a teoria e a prática são muito importantes para o embasamento da docência.
Ressaltam que, durante a formação inicial, vivenciaram o distanciamento entre o que
se aprende na universidade e o que se deve ensinar no estágio e, posteriormente, na
docência. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Denise Nascimento | |