dc.creator | Lima, Carina Espilma | |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T23:42:21Z | |
dc.date.available | 2022-08-31 | |
dc.date.available | 2022-09-06T23:42:21Z | |
dc.date.issued | 2022-07-06 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Carina Espilma. A formação do professor que ensina matemática no Curso de Pedagogia da UFPel. Orientadora: Marta Cristina Cezar Pozzobon. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Física e Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8637 | |
dc.description.abstract | This research is linked to the History, Curriculum, and Culture line in Mathematics
Education, which refers to the teacher formation who teaches Mathematics in the
elementary school. Question: How and in which way has the formation been proposed
to teach Mathematics in Elementary School at UFPEL’s Pedagogy Course? It aims at
analyzing the formation to teach Mathematics in Elementary school proposed by
UFPEL’s Pedagogy course, from 2012 to 2019, understanding of the trainer, the
Pedagogical Project of the Course, PPC, and the Teaching Plans. It is research with a
qualitative approach, that uses semi-structured interviews with two teachers from
UFPEL’s Mathematics subjects in the Pedagogy course and some Teaching Plans.
The materials have been organized in the following categories: Formation in the
Pedagogy course: manipulating and playing; Lessons in the Pedagogy course:
thinking, questioning, discovering the answer and Mathematics Subjects in the
Pedagogy course. The analysis shows that the classes which involved Mathematics
were proposed by seminars, with the use of manipulable materials and games, with
actions aimed at discovery, dialogue, communication, and mathematics concepts
learning. The teacher trainers worry about the previous knowledge of students,
considering the difficulties of unlearned mathematics concepts during elementary
education and their struggle when associating theory with practice. The subjects that
relate to Mathematics aim at teaching mathematic knowledge, methodological,
didactic, curricular, and practical knowledge. It is important to point out the necessity
of continuing with the discussions and research about the formation of teachers who
teach mathematics in elementary education, therefore being able to produce other
visions. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy Course | pt_BR |
dc.subject | Teachers formation | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.title | A formação do professor que ensina matemática no Curso de Pedagogia da UFPel. | pt_BR |
dc.title.alternative | The teacher’s formation who teaches mathematics at UFPel’s Pedagogy Course. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5120030380040721 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9502904964107859 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa é vinculada à linha História, Currículo e Cultura em Educação
Matemática, trata da formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais
do Ensino Fundamental. Questionamos: Como e de que modo tem sido proposta a
formação para ensinar Matemática nos anos iniciais no curso de Pedagogia da
Universidade Federal de Pelotas? Objetivando analisar a formação para ensinar
Matemática nos anos iniciais proposta no curso de Pedagogia da UFPel, de 2012 a
2019, pelo entendimento do formador, do Projeto Pedagógico do Curso, PPC, e dos
Planos de Ensino. Os objetivos específicos são: Pesquisa de abordagem qualitativa,
com o uso de entrevista semiestruturada com dois professores das disciplinas de
Matemática, do curso de Pedagogia e alguns Planos de Ensino. Os materiais foram
organizados nas categorias: Formação no curso de Pedagogia: manipular e jogar;
Aulas no curso de Pedagogia: pensar, questionar, descobrir a resposta e Disciplinas
de Matemática no curso de Pedagogia. As análises mostram que as aulas que
envolviam a Matemática eram propostas por oficinas, com a exploração de materiais
manipuláveis e com jogos, com ações voltadas para a descoberta, o diálogo, a
comunicação, o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos. Os professores
formadores têm a preocupação com os conhecimentos prévios dos alunos, com as
dificuldades em relação aos conceitos matemáticos não aprendidos na educação
básica e com as dificuldades em relacionar a teoria com a prática. As disciplinas que
tratam da Matemática preocupam-se em ensinar os conhecimentos matemáticos, os
conhecimentos metodológicos, didáticos, curriculares e o prático. Salienta-se que é
preciso continuar as discussões e pesquisas sobre a formação do professor que
ensina Matemática nos anos iniciais, produzindo outros olhares. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pozzobon, Marta Cristina Cezar | |