Show simple item record

dc.creatorLima, Carina Espilma
dc.date.accessioned2022-09-06T23:42:21Z
dc.date.available2022-08-31
dc.date.available2022-09-06T23:42:21Z
dc.date.issued2022-07-06
dc.identifier.citationLIMA, Carina Espilma. A formação do professor que ensina matemática no Curso de Pedagogia da UFPel. Orientadora: Marta Cristina Cezar Pozzobon. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Física e Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8637
dc.description.abstractThis research is linked to the History, Curriculum, and Culture line in Mathematics Education, which refers to the teacher formation who teaches Mathematics in the elementary school. Question: How and in which way has the formation been proposed to teach Mathematics in Elementary School at UFPEL’s Pedagogy Course? It aims at analyzing the formation to teach Mathematics in Elementary school proposed by UFPEL’s Pedagogy course, from 2012 to 2019, understanding of the trainer, the Pedagogical Project of the Course, PPC, and the Teaching Plans. It is research with a qualitative approach, that uses semi-structured interviews with two teachers from UFPEL’s Mathematics subjects in the Pedagogy course and some Teaching Plans. The materials have been organized in the following categories: Formation in the Pedagogy course: manipulating and playing; Lessons in the Pedagogy course: thinking, questioning, discovering the answer and Mathematics Subjects in the Pedagogy course. The analysis shows that the classes which involved Mathematics were proposed by seminars, with the use of manipulable materials and games, with actions aimed at discovery, dialogue, communication, and mathematics concepts learning. The teacher trainers worry about the previous knowledge of students, considering the difficulties of unlearned mathematics concepts during elementary education and their struggle when associating theory with practice. The subjects that relate to Mathematics aim at teaching mathematic knowledge, methodological, didactic, curricular, and practical knowledge. It is important to point out the necessity of continuing with the discussions and research about the formation of teachers who teach mathematics in elementary education, therefore being able to produce other visions.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPedagogy Coursept_BR
dc.subjectTeachers formationpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleA formação do professor que ensina matemática no Curso de Pedagogia da UFPel.pt_BR
dc.title.alternativeThe teacher’s formation who teaches mathematics at UFPel’s Pedagogy Course.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5120030380040721pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502904964107859pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é vinculada à linha História, Currículo e Cultura em Educação Matemática, trata da formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Questionamos: Como e de que modo tem sido proposta a formação para ensinar Matemática nos anos iniciais no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas? Objetivando analisar a formação para ensinar Matemática nos anos iniciais proposta no curso de Pedagogia da UFPel, de 2012 a 2019, pelo entendimento do formador, do Projeto Pedagógico do Curso, PPC, e dos Planos de Ensino. Os objetivos específicos são: Pesquisa de abordagem qualitativa, com o uso de entrevista semiestruturada com dois professores das disciplinas de Matemática, do curso de Pedagogia e alguns Planos de Ensino. Os materiais foram organizados nas categorias: Formação no curso de Pedagogia: manipular e jogar; Aulas no curso de Pedagogia: pensar, questionar, descobrir a resposta e Disciplinas de Matemática no curso de Pedagogia. As análises mostram que as aulas que envolviam a Matemática eram propostas por oficinas, com a exploração de materiais manipuláveis e com jogos, com ações voltadas para a descoberta, o diálogo, a comunicação, o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos. Os professores formadores têm a preocupação com os conhecimentos prévios dos alunos, com as dificuldades em relação aos conceitos matemáticos não aprendidos na educação básica e com as dificuldades em relacionar a teoria com a prática. As disciplinas que tratam da Matemática preocupam-se em ensinar os conhecimentos matemáticos, os conhecimentos metodológicos, didáticos, curriculares e o prático. Salienta-se que é preciso continuar as discussões e pesquisas sobre a formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais, produzindo outros olhares.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Pozzobon, Marta Cristina Cezar


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record