Experiências de Idosos com a matemática no contexto da “Universidade Aberta Para Idosos” da Universidade Federal de Pelotas.
Resumo
A presente pesquisa de caráter qualitativo teve por objetivos a produção de
fontes orais a respeito de como os idosos se relacionam com a matemática e,
a partir dessas narrativas, produzir algumas reflexões que permitam identificar
algumas necessidades e/ou interesses das pessoas idosas quanto à
matemática. Os participantes da pesquisa são idosos que participaram de
atividades oferecidas pelo projeto de extensão Universidade Aberta Para
Idosos - UNAPI/UFPel. O texto discorre sobre questões que envolvem a
educação para as pessoas desta faixa etária abordando aspectos como o
crescimento da população idosa no Brasil, o direito à educação em todas as
idades, além de apresentar um breve histórico sobre o surgimento das
Universidades Abertas à Pessoas Idosas antes de abordar o caso específico
da UNAPI da Universidade Federal de Pelotas, locus da presente pesquisa. É
utilizada a História Oral como referencial teórico-metodológico para a produção
das fontes orais. Tais fontes são resultado do que foi dito nas entrevistas com
cinco idosos matriculados na UNAPI em 2021, nas quais foi oportunizado a eles
próprios compartilharem suas memórias em relação à participação no projeto,
bem como suas experiências cotidianas com relação a matemática. Por fim,
foram analisados alguns aspectos a partir desses diálogos, onde se buscou
compreender como é a relação dos idosos com o projeto e fazer uma
aproximação com possibilidades formativas no campo da Educação
Matemática.
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